Embora pertencente a uma coleção privada, Interior del Cerro (1943) é uma das obras mais conhecidas e representativas da produção de René Portocarrero. O Cerro bairro suburbano e antigo lugar de residencia da aristocracia havanesa no século XIX é o motivo da inspiração deste mestre da vanguarda artística cubana. Este retrato interior possui as caraterísticas das obras de Portocarrero realizadas na década de 1940, onde prima um abigarramento de formas e uma paleta colorista e predominam as cores cálidas que o artista coloca, por vezes, direitamente do tubo sobre a tela, ou que espalha com vigorosas pinceladas sem misturar lhas, superposição que chega a converter as peças numa sorte de baixo releve. Nesta composição o artista explora os elementos arquitetônicos do interior colonial ressaltando as “mamparas”, portas livres divisórias de espácios nas casas coloniais do século XIX feitas em vidrios multicoloridos e os objetos dentro da vivenda numa especie de inventario, provocando um abigarramento que relembra o horror ao vazio da arte Mourisca. Uma empregada doméstica ocupa o primeiro plano da obra, aparentando aguardar paciente e obedientemente que o artista conclua seu retrato. A obra recreia não só a arquitetura e os elemento que fazem parte da decoração dos interiores nos bairros da capital, mas alude por meio do retrato á sociedade que habita estes espácios e a dinâmica da vida doméstica da Ilha a inícios do século XX.
BIBLIOGRAFIA
BLANC, Giulio. Cuba (1900/1950) em SULLIVAN, Edward. Arte Latinoamericano del siglo XX. Madrid: Nerea. 1996. P. 89.
Monica Villares Ferrer, Mestre em História da Arte.
23/04/2010