A Justiça de Oto III?

Localização inventarial: R.F. 1973-49

A cena de uma mulher apresentando um crânio a um soberano em um ato que causa surpresa geral não corresponde a nenhum tema conhecido. Poder-se-ia aproximá-la de uma passagem da crônica do Imperador do Sacro Império Romano-Germânico, Oto III, representada em um quadro de Dirk Bouts (1470c.) nos Musées Royaux de Beaux-Arts de Bruxelas: Oto III mandara decapitar um conde germânico caluniosamente acusado pela Imperatriz de ter atentado contra sua honra, quando, na realidade, suscitara sua cólera e vingança por resistir às suas tentativas de sedução. Convicta de sua inocência, a viúva do conde submete-se ao judicium Dei, mais precisamente ao ordálio de fogo, segurando um ferro em brasa em uma mão e, em outra, o crânio de seu marido. Convencido por tal demonstração da inocência de seu vassalo, Oto III manda queimar viva a Imperatriz. Obviamente, a ausência do ferro em brasa no quadro de Luca Penni (1500c. – 1557) torna incerta essa identificação.

Outra proposta de identificação avançada é a apresentação ao Imperador Teodósio o Grande do crânio de S. João Batista.

Tal como Giovan Francesco Penni, Il Fattore (1496c. – 1528), seu irmão mais velho, Luca Penni é também florentino e também evolui na órbita romana de Rafael e, em seguida, de
Perin del Vaga, seu cunhado, que ele auxilia nos afrescos do Palazzo Doria em Gênova.

Por volta de 1530, Luca Penni radica-se na França e trabalha na Galerie de François I no castelo de Fontainebleau entre 1537 e 1540.

A obra em questão, não assinada, nem documentada, deve datar dos anos finais de sua carreira, transcorridos em Paris, onde ele morre em 1556. É a ele atribuída por razões estilísticas e, em especial, por sua proximidade com uma Calúnia de Apeles, conhecida por uma gravura de Giorgio Ghisi.

Luiz Marques
24/07/2010

Artista

PENNI, Luca

Data

1547/ 1550 c.

Local

Paris, musée du Louvre

Medidas

102 x 74 cm

Técnica

Óleo sobre tela

Suporte

Pintura

Tema

História Medieval Moderna e Contemporânea

Período

36 - SÉCULO XVI

Index Iconografico

857 - Os Imperadores do Sacro Império Romano-Germânico;
857A - Os Otonianos

Autor

Luiz Marques

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *