Marc Ferrez foi o mais conceituado fotógrafo da paisagem brasileira, desde a década de 1870, e sua produção apresenta diálogo com a produção de pintores do período. Estudiosos apontam ainda a importância para Marc Ferrez do contato com a obra de fotógrafos pioneiros no país, atuantes nas décadas de 1860 e 1870, como Revert Henry Klumb, Georges Leuzinger e Victor Frond.
Ferrez tornou-se muito conhecido pelas inúmeras paisagens do Rio de Janeiro, pelas fotografias realizadas para a Comissão Geológica do Império, e também pelo registro de trabalhadores urbanos, realizado principalmente na década de 1890. Na fotografia Vendedora de miudezas a personagem foi registrada contra um fundo neutro, procedimento comum na obra de Ferrez, que evidenciou a expressão do rosto, a aparente fragilidade da vendedora, a variedade de mercadorias e detalhes das vestes.
29/08/2010
Maria Antonia Couto da Silva
Bibliografia
O BRASIL de Marc Ferrez. Rio de Janeiro : Instituto Moreira Salles, 2005.
SILVA, Maria Antonia Couto da. “Pintura e fotografia no Brasil do século XIX – considerações acerca do álbum `Brasil Pitoresco` de Charles Ribeyrolles e Victor Frond”. Boletim do Grupo de Estudos do Centro de Pesquisa Arte e Fotografia, São Paulo, ECA-USP, v. 3, maio 2009, p. 37-48.