Caracola

“Esta obra de Roberto Fabelo, pintor, desenhista, ilustrador, e escultor cubano, é representativa da produção de um artista contemporâneo que tem mantido ao longo de sua carreira uma forte relação com o expressionismo e o surrealismo. “”Caracola””, personagem feminina evocadora de um mundo onírico, é o ícone mais representativo da obra de Fabelo, uma espécie de musa inspiradora que o pintor recria reiteradamente a partir de distintas perspectivas, mantendo-se constantes as metamorfoses zoomórficas e fitomórficas, características da linguagem do pintor.

Fabelo tem entre seus motivos recorrentes os elementos marinhos. Formado na Academia de San Alejandro (1972) de Havana e no Instituto Superior de Arte (1981) da mesma cidade, o artista manifesta um extremo cuidado no detalhe e no tratamento dos volumes. Embora tenha trabalhado nos mais diversos suportes, esta tela possui o tratamento clássico da pintura a óleo. Com traço livre e tons sépias, o pintor combina sensualidade, e fantasia, envolvido num atmosfera de lirismo simbólico.

Roberto Fabelo tem participado em 40 mostras pessoais e aproximadamente 500 exposições colectivas em mais de 20 países; suas obras se encontram em coleções permanentes em Cuba, no “”Museo Nacional de Bellas Artes””, no “”Fondo Cubano de Bienes Culturales””, no “”Centro Wifredo Lam”” e na “”Casa de las Americas””, no Museu de Arte Moderna de Nova Deli, Índia, no Museu de Arte Moderna e no Museo Universitario de El chopo, no México; em Nordillard Kinstmuseum de Alborg, Dinamarca; na Galería de Retrato Yugoslavo em Tuzla, Yugoslavia e no Museu de Arte Contemporânea de Genebra, Suíça.

Mónica Villares Ferrer, Mestre em História da Arte.
16/05/2010.

Artista

FABELO, Roberto (1950)

Data

2007

Local

Coleção Particular

Medidas

99,5 x 85, 5 cm

Técnica

Óleo sobre tela

Suporte

Pintura

Tema

Temas Diversos e Imagens não identificadas

Período

O SÉCULO XX NA AMÉRICA HISPÂNICA E NO BRASIL

Index Iconografico

1710 - Os temas surrealistas

Autor

Luiz Marques

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *