Palácio Imperial da Quinta da Boa Vista (detalhe)

(continuação do texto que acompanha a imagem principal)

O Paço da Quinta da Boa Vista foi documentado em outras duas fotografias de Frond, que mostram a fonte e os jardins do edifício, as chácaras dos arredores e o mar no plano de fundo.

As fotografias de Victor Frond foram feitas em 1858, e as litografias foram realizadas na Maison Lemercier, em Paris, com o objetivo de ilustrar o livro “Brasil Pitoresco”.

A publicação, patrocinada pelo imperador e por setores da corte, procurou mostrar os edifícios públicos como os hospitais e também os melhoramentos e as recentes reformas urbanas.

Na opinião de Lygia Segala, Frond procurou estimular um outro olhar sobre o Rio de Janeiro, apresentando vislumbres de sua metamorfose “moderna”. Evitou a representação pitoresca realizada por muitos viajantes, que mostraram a natureza pura (a floresta e o mar) e a “que esmiúça as marcas da tradição colonial, nas ruas tortuosas, na arquitetura portuguesa das igrejas, fortes e mosteiros e nos ´costumes´ dos africanos escravos”.

O palácio é atualmente a sede do Museu Nacional da Quinta da Boa Vista, e reúne coleções científicas de várias áreas do conhecimento como antropologia, botânica e paleontologia.

Maria Antonia Couto da Silva
05/03/2011

Bibliografia:
1980 – C. Ribeyrolles. Brasil Pitoresco. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: EDUSP, [1859].
1989 – L. M. Schwarz. As barbas do Imperador. Dom Pedro II um monarca nos trópicos. São Paulo : Companhia das Letras, pp. 215 a 221.
1998 – L. Segala. Ensaio das luzes sobre um Brasil Pitoresco: o projeto fotográfico de Victor Frond. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, pp. 202-207.
2001 – N. Elias. A sociedade de Corte. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor.
2011 – M. A. Couto da Silva. “Um monumento ao Brasil: considerações acerca da recepção do livro Brasil Pitoresco, de Victor Frond e Charles Ribeyrolles (1859-1861)”. Tese (Doutorado em História da Arte) – UNICAMP, Campinas.

Artista

FROND, V. (fotografia); CICÉRI, E. (litografia)

Data

1858/1861

Local

Brasil, várias coleções.

Medidas

36,5 x 47 cm

Técnica

Litografia

Suporte

Pintura

Tema

Natureza Paisagem e Arcádia

Período

O SÉCULO XIX NA AMÉRICA HISPÂNICA E NO BRASIL (A PARTIR DE 1822)

Index Iconografico

878.1822 - Brasil; 882.1840 - Segundo Reinado; 1380 - A Residência e a Família Aristocrática; 1601 - Paisagens com arquiteturas e figuras

Autor

Maria Antonia Couto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *