Retrato de Terentius Neo, e esposa

Localização inventarial: Pompeia (VII, 2, 6, exedra), inv. 9058

Este duplo retrato dos proprietários de uma casa no centro de Pompéia, ao lado de uma padaria e de um moinho, é frequentemente aproximado dos retratos egípcios em encáustica de Fayyum. Considera-se que figure Terentius Neo e sua esposa, cujo nome permanece desconhecido.

O retratado, com traços meridionais, samnitas ou africanos, é provavelmente o próspero proprietário da padaria e do moinho adjacentes e sua intenção de se fazer representar por um artista especializado em retratos bem indica sua estratégia de ascensão social. Assim, apresenta-se vestido com uma toga e exibindo ostensivamente um rolo de papiro, atributos de um magistrado e de um “intelectual”. Da mesma maneira, sua esposa ostenta seus instrumentos de escritora, talvez de poeta, a tabuinha de cera e o stylus, que ela suspende na altura do queixo, em simulada atitude de devaneio. A suntuosa capa vermelha, os brincos de pérolas e seu penteado preciosamente arranjado, imitativo dos usos da corte neroniana, são outros tantos signos de “bovarisme”, que não escapam ao talentoso e impiedoso retratista.

Tal esmero na metamorfose do casal de padeiros em um casal de intelectuais suscita no espectador contemporâneo empatia e uma forte impressão de familiaridade com este casal de pequena buguesia pompeiana, tão integralmente imerso em seu mundo provinciano.

Luiz Marques
01/05/2010

Bibliografia:

1994 – S. De Caro, Il Museo Archeologico Nazionale di Napoli. Nápoles, Electa, p. 189
1995 – M. Borriello, V. Sanpaolo, in G. Macchi, A l`Ombre du Vésuve. Collections du musée national d`Archéologie de Naples, p. 130

Artista

Anônimo

Data

50c. / 0075c.

Local

Nápoles, Museo Archeologico Nazionale

Medidas

58 x 52 cm

Técnica

Afresco

Suporte

Pintura

Tema

A Figura Humana Retratos e Caricaturas

Período

ARTE GRECO-ROMANA

Index Iconografico

1700C1 - Retratos contemporâneos

Autor

Luiz Marques

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *