Don Fernando VII de Borbón

Este retrato de Don Fernando VII de Bourbon pertence ao pintor cubano filho de `pardos libres` Vicente Escobar y Flores.

A obra trai a admiração por Goya e um bom conhecimento de seus retratos régios, misturados com a ingenuidade “primitiva”, como a denominara a critica cubana de inícios do século XX. Não obstante a evidente desproporção nos membros da figura, Escobar consegue imprimir ao personagem certo carácter.

Anunciado na imprensa cubana da época como professor de desenho e retratista, poucos são os dados documentais da vida do pintor. Muito apreciado na sua época como retratista, seu nome chegou a ser incluído como referência no romance Cecilia Valdés, uma das publicações mais importantes do século XIX cubano. Nele, Cirilo Villaverde menciona Escobar como o autor dos retratos que decoram o salão familiar dos Gamboa, emblemáticos do gosto da aristocracia havanesa.

A partir desta obra literária tece-se a lenda sobre a vida deste artista que o escritor descreverá como dono de uma vida privilegiada que permitiu-lhe viajar a Europa e estudar na Academia de San Fernando em Madrid, chegando a ser nomeado pintor de Câmara das Cortes Espanholas.

Neste retrato régio, Escobar é manifesta a tentativa de exprimir uma visão da psicologia e do status social de seus personagens, imprimindo-lhes, embora de maneira primária, certa vivacidade. Entre a extensa galeria dos personagens retratados por Escobar encontram-se os Capitães Gerais da Ilha, obras levadas pelas autoridades espanholas quando da declaração de independência cubana e exibidas hoje em coleções espanholas, assim como uma grande coleção de rostos femininos representativos das mais abastadas famílias do século XVIII e XIX cubano.

Monica Villares Ferrer, Mestre em História da Arte.
03/05/2010

Artista

ESCOBAR y Flores, Vicente (1757/1854)

Data

1823/ 1830

Local

Cárdenas, Cuba, Museo Oscar Maria de Rojas.

Medidas

85 x 32 cm

Técnica

Óleo sobre tela

Suporte

Pintura

Tema

A Figura Humana Retratos e Caricaturas

Período

71 - PERÍODO COLONIAL NA AMÉRICA HISPÂNICA E NO BRASIL

Index Iconografico

1700C1 - Retratos contemporâneos

Autor

Luiz Marques

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *