Suicídio de Catão de Útica

Sobre as fontes textuais relativas a Marcos Pórcio Catão (95-46 a.C.), morto suicida em Útica, ver seu retrato no Museu de Rabat* e as representações de seu suicídio a partir do afresco de 1519-1520 de Beccafumi*.

Trata-se do esboço para o morceau d´agrément, isto é, a obra que valida a recepção do artista na Académie, em 1782, após uma estada de cinco anos na Itália (1771-1776), às suas próprias custas. A obra definitiva não se conservou, mas se conhece uma versão em bronze, de tardia fundição, no musée de Lille.

A posição do corpo de Catão, semi-estendido sobre o leito e representado no momento em que reabre seu ferimento, exercerá uma evidente influência sobre os pintores que obtêm o Prix de Rome no Salon de 1797: Guérin*, Bouchet* e Bouillon*.

Philippe-Laurent Roland (1746-1816) não conhece talvez uma posteridade à altura do renome em vida que lhe grangearam, entre muitas outras, as decorações do Palais Royal (ainda como colaborador de seu mestre, Pajou), da esplêndida Ópera do Palais de Versailles, do Palácio do Senado, do Institut, e do Louvre, onde são notáveis seus relevos no pavillon de l´´Horloge, na Cour Carrée: Hércules e Minerva, A Fama e a Paz e O Tibre e o Nilo. Mais conhecido, hoje, por ter sido o mestre do grande escultor David d´Angers, seu biógrafo e sucessor no Institut, Roland foi um dos fundadores do Institut durante o período revolucionário e um de seus maiores propagandistas.

O modelado delicado desta terracota, sensível às mais sutis inflexões do claro-escuro, traem uma sensibilidade mais afeita à elegância e ao nervosismo linear e cromático dos últimos anos do Ancien Régime que à monumentalidade da escultura antiga. Não surpreende, assim, que Roland tenha sido acusado em 1783, tal como Rodin cem anos depois, de se ter valido de plasmar diretamente no modelo vivo a modelagem da anatomia do corpo de seu Catão.

Luiz Marques
14/02/2010

Bibliografia:
1847 – P.-J. David d´Angers, Roland et ses ouvrages. Paris

Artista

ROLAND, Philippe-Laurent

Data

1782

Local

Paris, musée du Louvre

Medidas

22 x 27 x 13 cm

Técnica

Tapeçaria

Suporte

Escultura

Tema

Mitologia, História e Topografia Antigas

Período

SÉCULO XVIII

Index Iconografico

354B - Suicídio de Catão de Útica

Autor

Luiz Marques

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *