La niña de las cañas.

“La niña de las cañas” retrato de uma criança mestiça cubana Representa uma obra singular dentro da produção de Leopoldo Romañach professor da academia de San Alejandro de Havana e maiormente conhecido por suas cenas de paisagem campestre e suas marinas. Nesta obra o pintor que seria o mestre dos artistas mais importantes da vanguarda moderna, faz gala de seu conhecimento da figura humana ao retratar uma jovem trabalhadora dos campos. Esta obra de Romañach pode ser considerada o ícone que fecha a transição da pintura cubana entre o período colonial e a vanguarda pictórica das décadas de 1920 e 1940. A grande força e impacto da obra de pequenas dimensões, está no olhar penetrante que o artista consegue plasmar na criança. A pincelada é solta, mas existe um realismo potenciado por detalhes a traves dos quais o pintor consagra magistralmente o retrato, a suavidade dos traços, sua textura palpável, o brilho do cabelo que se repete nos olhos, nos brincos, nas unhas diminutas da mão que abraça as canhas e na própria canha de superfície lisa. A luz é a grande protagonista da obra e o fio que a liga com a realidade a luz da cena, esse brilho intenso da luz tropical que permite delinear os contornos dando corporeidade a figura sobre uma paisagem ao ar livre apenas insinuado.
Formado em San Alejandro com périplos por Europa e Estados Unidos e profusamente nos mais importantes concursos e salões internacionais, o papel de Romanch dentro da Academia, será o de impulsor de uma nova visão da arte. “La niña de las cañas” se apresenta no contexto da pintura cubana, como uma junção de elementos herdados do século das luzes onde se perceve ainda certo romantismo idealizado, dotado por sua vez de pinceladas realistas, e de um tratamento menos convencional da cor, uma tentativa de caminhar a outra interpretação da arte acadêmica que não chega a se definir.

Monica Villares Ferrer, Metre em História da Arte.
11/05/2010.

Artista

ROMAÑACH Guillen, Leopoldo

Data

1930/1935

Local

Havana, Museo de Bellas Artes

Medidas

50 x 60 cm

Técnica

Óleo sobre tela

Suporte

Pintura

Tema

A Figura Humana Retratos e Caricaturas

Período

O SÉCULO XIX NA AMÉRICA HISPÂNICA E NO BRASIL (A PARTIR DE 1822)

Index Iconografico

1700C1 - Retratos contemporâneos.

Autor

Luiz Marques

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *