Embriaguez de Noé. Imagem 2

(continuação do texto da imagem 1)

Michelangelo duplica na composição a figura de Noé, representando-o ao fundo à esquerda a lavrar o solo e no centro deitado e imerso em sua ebriedade. As duas figuras têm contudo aspecto diverso. Noé deitado tem cabelos e barbas mais longos e embranquecidos, como se entre os dois momentos houvesse decorrido um longo lapso de tempo.

A figura de Noé deitado remete inequivocamente ao tipo da divindade fluvial, enquanto seus filhos parecem ainda reminiscentes dos nus do Tondo Doni.

Ainda na Vida de Michelangelo, Giorgio Vasari (1568) narra que Michelangelo doou a seu amigo Bindo Altoviti, “o cartão da capela representando Noé embriagado e escarnecido por um dos filhos enquanto seus outros dois filhos recobrem-lhe as vergonhas”.

Michael Hirst [1994:76] vale-se dessa informação para contestar a hipótese de que Michelangelo não elaborou cartões secundários (“cartoni sostitutivi” ou “cartoni duplicativi”), mas tivesse cortado em pequenos pedaços os cartões finais, aplicando-os diretamente sobre a argamassa para o spolvero. O argumento de Hirst só é válido, contudo, se se admite que a utilização do cartão na execução do afresco arruinava-o completamente.

Luiz Marques
19/03/2011

Bibliografia:
1945 – C. de Tolnay, Michelangelo. Volume II: The Sistine Ceiling, 2ª ed. rev., Princeton Univ. Press, 1969.
1994 – C. Bambach Cappel, “Problemi di tecnica nei cartoni di Michelangelo per la volta”. Michelangelo. La Cappella Sistina. Atti del Convegno Internazionale di Studi. Roma, marzo 1990. 3 volumes, Novara: I.G. de Agostini, pp. 83-102.
1994 – M. Hirst, “Observations on Drawings for the Sistine Chapel”. In, P. De Vecchi (ed.), The Sistine Chapel. A Glorious Restoration. A coproduction with NTV, Nippon Television Network Corporation. Tóquio. New York: Abrahms, 8-25.

Artista

Michelangelo Buonarroti

Data

1508/ 1509

Local

Vaticano, Capela Sistina

Medidas

170 x 260 cm

Técnica

Afresco

Suporte

Pintura

Tema

Bíblia e Cristianismo

Período

36 - SÉCULO XVI

Index Iconografico

514 - Gênese; 514.40 - Embriaguez de Noé

Autor

Luiz Marques

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *