Registro inventarial: inv. 875 G.F.N. E. 1066, E. 34051
O jovem posa em diagonal e apenas seus olhos dirigem-se com altivez ao espectador. Suas vestes suntuosas são uma exibição de virtuosismo do pintor. O cabo da espada é adornado com uma plaqueta em relevo, com duas ou três figuras de pé. Há cabos de espada semelhantes a este em outros retratos conservados no Museo di Palazzo Venezia.
Na medalha na aba da boina, com uma representação igualmente incerta, C. Bon leu o mote: probasti et chognovisti, que está talvez por probavisti et cognovisti: (experimentaste e conheceste).
O mote é ligado a Francesco II Gonzaga (1466-1519) e vincula assim o retratado à corte de Mântua. O castelo à beira do lago que se vê na paisagem poderia aludir ao Castelo de San Giorgio.
A prática de colocar um mote na aba da boina repete-se no retrato de Fortunato Martinengo Cesaresco*, de Moretto da Brescia (1542c.) na National Gallery de Londres, onde se lê em grego: “Ah, infelizmente, desejo demais”
A atribuição a Bartolomeo Veneto, pintor ativo a partir de 1502 em Veneza e na Lombardia e morto em Turim em 1531, foi proposta em 1890 por Adolfo Venturi (1890) e é aceita pelo museu.
Luiz Marques
04/11/2010
Bibliografia
1988 – C. Bon, Laboratorio di restauro 2. Catálogo da exposição. Roma, La Galleria Nazionale d´Arte Antica
1989 – L. Mochi Onori, La Galleria Nazionale d´Arte Antica. Regesto delle didascalie. Roma, p. 53