Michelangelo observa o jovem Taddeo Zuccari decorando a fachada do Palazzo Mattei

Localização inventarial: inv. n. 1561

A pintura representa uma cena ocorrida em 1547, quando Taddeo Zuccari, aos 18 anos, pinta cenas da história de Fúrio Camilo sobre a fachada do Palácio Mattei em Roma, sendo observado por Michelangelo, que por ali passava, cena testemunhada, na cena, também por Giorgio Vasari e por Cecchino Salviati, à direita.

A cena guarda uma curiosa semelhança com uma passagem da Vita de Federico Barocci (1535c.-1612) de Gian Pietro Bellori (1672), de grande eloquência para a imagem de um Michelangelo patriarca, acessível e benquerente, e que ilustra à perfeição a função didática da escultura:

[Federico Barocci] Soleva raccontare ancora che disegnando egli un altro giorno in compagnia di Taddeo Zuccari una facciata di Polidoro, venne a passare Michelangelo che andava a palazzo cavalcando una muletta com`era suo costume, e dove gli altri giovini correvano ad incontrarlo e mostrargli i loro disegni, Federico per timidità si rimase al suo luogo, senza farsi avanti. Il perché Taddeo toltagli la cartella di mano, la portò al Buonarroti, che guardò bene li disegni, tra` quali vi era il suo Mosè con diligenza imitato. Lodollo Michelangelo, e volle conoscerlo, inanimandolo a proseguire gli studi incominciati.

[Federico Barocci] “Costumava contar ainda que, um dia, estando ele a desenhar em companhia de Taddeo Zuccari uma fachada de Polidoro [da Caravaggio], passou por ali Michelangelo a caminho do palácio, cavalgando uma mulazinha como era seu costume. E enquanto os outros jovens corriam a encontrá-lo e a mostrar-lhe seus desenhos, Federico por timidez ficou onde estava sem se mostrar. Vendo isto, Taddeo arrancou-lhe o papel da mão e levou-o a Michelangelo, que examinou bem os desenhos, entre os quais o seu Moisés, imitado com diligência. Michelangelo elogiou-o e quis conhecê-lo, animando-o a prosseguir os estudos começados”.

O encontro de Michelangelo com Barocci, funcional à tese de Bellori de um Michelangelo patrocinador da maniera, teria ocorrido em meados dos anos 1550, quando da vinda do jovem Barocci a Roma.

Luiz Marques
09/07/2010

Bibliografia
2008 – P. Ragionieri, Il volto di Michelangelo. Catálogo da exposição. Casa Buonarroti, Florença, Mandragora, p. 78

Artista

ZUCCARI, Federico

Data

1570/ 1580

Local

Roma, Galleria Nazionale di Arte Antica Palazzo Barberini

Medidas

81,4 x 173 cm

Técnica

Couro

Suporte

Pintura

Tema

A Figura Humana Retratos e Caricaturas

Período

36 - SÉCULO XVI

Index Iconografico

1700C - Retratos Pintura; 1111 - O Mundo e o Mito do Artista; 1111D - O artista em ação; 1111H - Artistas entre artistas

Autor

Luiz Marques

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *