Ambroise Volmar Keller

Entre 1517 e 1545, data de sua morte, Hans Baldung viveu em Strasbourg, cidade onde pintou numerosos retratos, entre os quais este de Ambroise Volmar Keller, canônico da igreja de Saint-Pierre-le-Jeune.

Impressionam a austeridade e o caráter profundamente religioso do comitente que se faz retratar sob uma rocha em uma paisagem desoladamente agreste, como um novo S. Antonio Abade e, em todo o caso, em evidente imitação dos eremitas penitentes dos primeiros séculos do cristianismo.

Habitam na personalidade e na obra de Hans Baldung Grien, uma constelação de aspectos aparentemente contraditórios. De um lado, Baldung é o pintor de retratos de personalidades eclesiásticas como esta de Volmar Keller, ou de expoentes da Reforma em Strasbourg, palco então de intensos fermentos religiosos.

De outro lado, contudo, Baldung notabilizou-se por sua obsessão pelo nu feminino e pela criação de obras de cunho excepcionalmente erótico e demoníaco, as quais não deixam de remeter à esfera da angústia da salvação.

Como nota Linda C. Hults, “em última instância, o que emerge de um cuidadoso olhar de sua obra é a imagem do artista como um homem complexo, que concebeu o mundo como uma união tensa e dificultosa de forças em conflito”.

Em certa medida, Baldung oferece no âmbito da história da arte o mesmo problema da tensa unidade entre devoção reformista e erotismo, já tematizado por Lucien Febvre em sua obra (1944) sobre o Heptameron e a obra literária de Marguerite de Navarre, autora ela também de textos eróticos e profundamente devocionais.

Luiz Marques
21/12/2010

Bibliografia:
1981 – L.C. Hults, “Baldung and the Reformation”. In, J.H. Marrow,, A. Shestack, Hans Baldung Grien. Prints and Drawings. Catálogo da exposição, Washington National Gallery of Art, pp. 38-59.

Artista

BALDUNG GRIEN, Hans

Data

1538

Local

Strasbourg, Musée de L'Oeuvre de Notre Dame

Medidas

desconhecidas

Técnica

Óleo sobre madeira

Suporte

Pintura

Tema

A Figura Humana Retratos e Caricaturas

Período

36 - SÉCULO XVI

Index Iconografico

1700C - Retratos Pintura; 1700C1 - Retratos contemporâneos

Autor

Luiz Marques

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *