Gênio alado ou Vitória

Registro inventarial: inv. 51 Fr.,

Este desenho de uma Vitória atribuído a Battista Franco é com frequência considerado uma derivação (com aposição das asas?) de um desenho de Michelangelo para uma das Vitórias previstas para o sepulcro de Júlio II conforme o primeiro projeto para este sepulcro elaborado pelo artista em 1505. Como sublinha Giorgio Vasari, no exórdio da Vida do artista de origem veneziana, Battista Franco, em Roma por volta de 1530-1535, copia e estuda intensamente as obras de Michelangelo:

se n`andò di venti anni a Roma, dove, poi che per alcun tempo con molto studio ebbe atteso al disegno, e vedute le maniere di diversi, si risolvé non volere altre cose studiare né cercare d`imitare che i disegni, pitture e sculture di Michelagnolo; per che datosi a cercare, non rimase schizzo, bozza, o cosa, non che altro, stata ritratta da Michelagnolo, che egli non disegnasse. Onde non passò molto ch`e` fu de` primi disegnatori che frequentassino la capella di Michelagnolo, e, che fu più, stette un tempo senza volere dipignere o fare altra cosa che disegnare

“foi aos vinte anos a Roma, onde, após ter por algum tempo dedicado-se ao desenho e visto a maneira de diversos artistas, decidiu nada estudar ou tentar imitar senão os desenhos, pinturas e esculturas de Michelangelo; pesquisou por tal razão sua obra, e não restou desenho, esboço ou coisa qualquer representada por Michelangelo que ele não desenhasse. Foi assim um dos primeiros desenhistas que frequentaram a capela dei Michelangelo e, mais importante, ficou certo tempo sem querer pintar ou fazer outra coisa além de desenhar”.

Este desenho de Battista Franco forneceria, assim, um precioso testemunho (mas não o único) de como Michelangelo entendia desenvolver a série de Vitórias destinadas ao sepulcro de Júlio II, série da qual, como se sabe, ele esculpiu apenas o assim chamado Gênio da Vitória, hoje no Salone dei Cinquecento do Palazzo Vecchio de Florença.

Luiz Marques
18/09/2010

Artista

FRANCO, Giovanni Battista

Data

1530c.

Local

Florença, Casa Buonarroti

Medidas

246 x 204 mm

Técnica

Lápis

Suporte

Pintura

Tema

Mitologia, História e Topografia Antigas

Período

36 - SÉCULO XVI

Index Iconografico

36C142 - Vitórias, Nikai, Gênios alados

Autor

Luiz Marques

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *