Caipira picando fumo (imagem 3: detalhe)

continuação do texto que acompanha a imagem 2)

Críticos como Gonzaga Duque e Monteiro Lobato, entre outros, assinalaram outra característica fundamental nas obras de Almeida Júnior: sua definitiva simplicidade. O pintor evita a eloqüência, como também o pitoresco e o narrativo. Não busca em seus quadros nenhuma afetação sentimental ou heróica, e não dispõe seus personagens em grupos, em interações sociais.

Como observa Coli, em obras como “Picando o fumo” o artista articula fundo e figura, “ligando-os ambos para melhor projetar o personagem como imagem forte, mas isolada socialmente. Esse poderoso isolamento propulsou as imagens dos caipiras de Almeida Júnior dentro da cultura brasileira”.

A admiração de Almeida Júnior pela fotografia tem sido apontada em estudos recentes, e pode ser percebida nas escolhas de enquadramento de algumas pinturas que remetem a procedimentos e ângulos escolhidos pelo fotógrafo. Em relação ao álbum de Frond e Ribeyrolles o pintor evocou, além do ambiente rural, também aspectos formais de algumas imagens, como a relação entre os personagens e o jogo de linhas paralelas horizontais e verticais.

Nas fotografias litografadas de Frond há também certo distanciamento, certa neutralidade do fotógrafo que retrata personagens que trabalham em grupo, mas muitas vezes se apresentam absortos em seus pensamentos – o que talvez seja resultado também do tempo de exposição solicitado pela técnica fotográfica.

(continua no texto que acompanha a imagem 4)

Artista

ALMEIDA Jr., José Ferraz de

Data

1893

Local

São Paulo, Pinacoteca do Estado

Medidas

202 x 141 cm

Técnica

Óleo sobre tela

Suporte

Pintura

Tema

Vida Social e Gênero

Período

O SÉCULO XIX NA AMÉRICA HISPÂNICA E NO BRASIL (A PARTIR DE 1822)

Index Iconografico

1210Cai - O Caipira; 1512 - O Camponês e sua família; 1518 - A Propriedade Rural e sua Instalações (O Engenho, o Estábulo, etc.); 1520 - O Repouso e os Divertimentos do Camponês

Autor

Maria Antonia Couto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *