As filhas de Edward Darley Boit

O pintor John Singer Sargent, pertence aos artistas modernos marginados de finais do século de XIX influenciado embora de forma breve pelos impressionistas franceses. Logo de ter trabalhado em Paris ele viajou para Madri em 1879, para estudar as obras de Diego Velázquez assim como visitou Haarlem nos Países Baixos para apreciar as obras de Franz Hals. Logo destas duas viagens formativas Singer realizará suas melhores obras de retratos entre as que se encontra o retrato coletivo, “As filhas de Edward Darley Boit”.

Esta obra pintada em Paris apresenta as filhas de seu amigo intimo o pintor Edward Darley, nesse momento uma das figuras mais conhecidas da cidade. A família Boit era apaixonada pelas viagens e suas quatro filhas, Maria-Louisa, Florence, Jane e Julia possaram para o pintor no apartamento em que residiam em Paris. O caráter nômade da família está representado pelos baços de porcelana japonesa e a composição aberta do retrato coletivo, pode ser vista como uma homenagem “Las Meninas” de Velázquez, que tanto admirara o pintor na Espanha.

O gosto cosmopolita da obra, a colocação das irmãs mais velhas na semipenumbra, a similitude nos vestidos das modelos e a postura reclinada de uma das meninas sobre a vaso tem levantado grandes especulações sobre o carácter simbólico da cena interior e sua possível relação com as distintas etapas e humores da infância.

A obra realizada com pinceladas soltas e uma paleta fria possui uma forte carga comunicacional, o pintor prescinde dos detalhes supérfluos sugerindo apenas a textura dos diferentes elementos da cena para concentrar toda a força da obra monumental nos olhos de três das meninas que encaram direitamente ao espectador.

Mónica Villares Ferrer, Mestre em História da Arte.
2/06/2010.

Bibliografia

Coletivo de autores: 30,000 Years of Art: The Story of Human Creativity Across Time and Space. Editors of Phaidon. 2007. P. 902.

Artista

SINGER Sargent, John

Data

1882

Local

Boston, Museum of Fine Arts

Medidas

221 x 221 cm

Técnica

Óleo sobre tela

Suporte

Pintura

Tema

A Figura Humana Retratos e Caricaturas

Período

50 - SÉCULO XIX

Index Iconografico

1700C1 - Retratos contemporâneos ; 1428 - A infância, A adolescência, A juventude; 1304 - O Burguês e seu lar

Autor

Luiz Marques

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *