O Príncipe Ferdinando III com seus músicos

Registro inventarial: inv. 1890, n. 2808

A partir de meados dos anos 1680, Anton Francesco Gabbiani
(1652-1726), após longas estadas em Roma e em Veneza,
pintou retratos da corte dos Medici, nomeadamente do
Principe Ferdinando III de´ Medici (1663-1713), seu
principal protetor e, também ele, admirador de Veneza e de
suas cantoras virtuose.

A obra pertence a este gênero de retrato musical de grupo,
provavelmente bastante recorrente na atividade de Gabbiani
nesses anos, como o atestam ao menos dois documentos de
pagamento e os inventários conservados, mas também Francesco
Saverio Baldinucci (1725-30, p. 66), que recorda esta tela,
entre outras, nestes termos:

alcune storie a olio di musici, suonatori e cacciatori,
con vari animali appresso, nel tempo della deliziosa
villeggiatura di Pratolino
.

“algumas cenas a óleo de músicos, instrumentistas e
caçadores, com vários animais ao lado, no tempo do delicioso
retiro [da villa] de Pratolino”.

Trata-se, efetivamente, como assinalado por Serafini (1998),
de quatro retratos de grupo, hoje conservados no Palazzo
Pitti, “nos quais Gabbiani representou os mais notáveis
instrumentistas da câmara musical de Ferdinando”.

Infelizmente, não é possível identificar os músicos
retratados. Trata-se seguramente de virtuosi dentre
os mais celebrados do tempo, pois se sabe que Ferdinando III
nutria um intenso interesse pela música e pelos músicos,
como já o faria presumir este retrato de grupo.

Se executado após 1687, data do retorno do Príncipe de
Veneza, é plausível que entre os retratados se encontre o
castratto Cecchino de´ Castris, trazido de Veneza por
Ferdinando, que se encantava com sua voz soprano e seu
sotaque veneziano.

Luiz Marques
16/11/2011

Bibliografia:
1725 – 1730 – Fr. S. Baldinuci, Vite di Artisti dei secoli
XVII e XVIII. Ed. A. Matteoli, Roma, 1975.
1762 – J.V. Hugford, Vita di Anton Francesco Gabbiani
pittore fiorentino dedicata a P. Mariette. Florença.
1958 – H. Acton, The Last Medici. Londres, pp. 169-175.
1981-1987 – K. Langedijk, The Portraits of the Medici. 15th
– 18th Centuries. Florença, 1981, 1983, 1987, vol.I, p. 204.
1990 – E. Epe, Die Gemmäldesammlungen des Ferdinando de´
Medici, Erbprinz von Toskana. Studien zur Kunst- und
Kulturgeschichte, Marburg an der Lahn, vol. VI, pp. 90-92.
1994 – M. Gregori, Uffizi e Pitti. I dipinti delle Gallerie
Fiorentine. Florença, p. 428.
1998 – A. Serafini, Anton Domenico Gabbiani. Dizionario
Biografico degli Italiani, ad vocem.
2000 – L. Marques, in S. Ferino-Pagden, L. Marques,
Dipingere la Musica. Strumenti in posa nell´arte del Cinque
e Seicento. Catálogo da exposição, Cremona, p. 142

Artista

GABBIANI, Anton Domenico

Data

1685c. / 1690

Local

Florença, Galleria Palatina, Palazzo Pitti

Medidas

139 x 221 cm

Técnica

Óleo sobre tela

Suporte

Pintura

Tema

A Figura Humana Retratos e Caricaturas

Período

SÉCULO XVII

Index Iconografico

1163 - O Músico e a cena musical; 1165 - Instrumentistas e
Cantores; 1700C - Retratos Pintura; 1700C1 - Retratos
contemporâneos

Autor

Luiz Marques

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *