Retrato de Bernardo Celentano

O “Retrato de Bernardo Celentano” (1859), realizado pelo pintor italiano Domenico Morelli (1826 – 1901), atesta o contato entre os dois artistas, ocorrido em Nápoles nos anos 1850, momento em que Celentano ainda frequentava a Accademia napolitana de Belas Artes e Morelli era já um pintor consagrado.

Durante esse período, Morelli e Celentano realizaram retratos um do outro, tendo como regra comum a apresentação da figura em três quartos, o contraste de cores entre a figura e fundo e um elemento indicativo de uma obra artística de cada um.

A amizade entre os dois desenvolveu-se em Florença nos anos seguintes a 1856, e posteriormente foi marcada pelas visitas de Morelli ao atelier de Celentano em Roma.

O irmão de Bernardo, Luigi Celentano, assim comentou o retrato feito por Morelli:

“Com o charuto entre os lábios, com uma alta cartola que hoje faz rir, um colete branco e luvas negras, atravessava [a via] Toledo como um dos habituais almofadinhas”.

Na parede disposta no plano de fundo está fixado um cartaz que anuncia o espetáculo Benevenuto Cellini (talvez a ópera de Hector Berlioz). Não é uma coincidência, pois Bernardo se ocupava da tela “Cellini no Castelo Sant´Angelo” (1857c.) e o pintor procurou representá-lo ligado ao tema que tanto o interessou naqueles anos.

Em seu retrato, Morelli apresenta o amigo de fraque e cartola, parecendo aludir à sua paixão pela vida teatral e musical napolitana. Ele, que fez o elogio fúnebre Celentano em julho de 1863, esforçou-se para obter a compra de “Cellini no Castelo Sant´Angelo” para a Pinacoteca Moderna di Capodimonte.

Bibliografia
2006 – Elena di Majo. Domenico Morelli. Ritratto di Bernardo Celentano. In: Domenico Morelli e il suo tempo: 1823-1901, dal romanticismo al simbolismo. Catálogo da exposição, Nápoles: Electa, p. 45.

Artista

MORELLI, Domenico

Data

1859

Local

Roma, Galleria Nazionale d´Arte Moderna

Medidas

67 x 52 cm

Técnica

Óleo sobre tela

Suporte

Pintura

Tema

A Figura Humana Retratos e Caricaturas

Período

50 - SÉCULO XIX

Index Iconografico

1700C3 - Artistas e Autoretratos

Autor

Luiz Marques

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *