Grupo de dois soldados levantando um terceiro. Estudo para a Batalha de Cascina

Registro inventarial: inv. 718

De modo geral, os estudiosos identificam o desenho como um estudo para o cartão da Batalha de Cascina, talvez, segundo Hirst, em um momento anterior ao cartão de Holkam Hall. Ele representaria dois soldados levantando seu comandante para que este possa ver melhor a situação e para que suas ordens possam ser ouvidas.

Joannides avança uma hipótese alternativa segundo a qual o desenho se vincularia ao tema do Martírio dos Dez Mil (por ocasião da grande perseguição de Diocleciano, em 303), uma grande composição pictórica pela qual Michelangelo ter-se-ia interessado entre 1502 e 1505. Para o estudioso inglês, ” seria possível vincular o grupo não à Batalha de Cascina, mas ao Martírio dos Dez Mil: ele representaria uma das principais vítimas que dois carrascos levam para prender a uma árvore ou crucificar”.

A proposta de Joannides parece prejudicada pelo fato de que as três figuras parecem interagir de modo cooperativo e ainda pelo fato de que o braço levantado da figura suspendida traduz claramente uma atitude de comando e de exortação. Ademais, é difícil admitir que a coroa de folhas (para se proteger do calor) da figura suspendida seja uma coroa de espinhos, tanto mais porque a figura da esquerda que a suspende também parece coroada.

Luiz Marques
03/02/2011

Bibliografia:
1903-1938 – B. Berenson, The Drawings of the Florentine Painters. 3 volumes, vol. 3, Chicago, n. 1598.
1975 – C. de Tolnay, Corpus dei Disegni di Michelangelo. 4 volumes. Novara, n. 47
1979 – J.A. Gere, Drawings by Michelangelo from the British Museum. Catálogo da Exposição. New York: The Pierpont Morgan Library, p. 20
2003 – P. Joannides, Inventaire Général des Dessins Italiens, VI: Michel-Ange. Élèves et Copistes. Com a colaboração de V. Goarin e C. Scheck. Paris: RMN, p. 82

Artista

Michelangelo Buonarroti

Data

1504

Local

Paris, musée du Louvre

Medidas

334 x 174 mm

Técnica

carvão e ponta de prata

Suporte

Pintura

Tema

História Medieval Moderna e Contemporânea

Período

36 - SÉCULO XVI

Index Iconografico

866 - História militar na Europa após a Antiguidade;
866.1364 - Batalha de Cascina

Autor

Luiz Marques

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *