Hermes do Belvedere

“Localização inventarial: HER 2; inv. 907

Trata-se de uma cópia de idade adriânea de um original brônzeo de Praxíteles ou de seu círculo (meados do século IV a.C.). É uma das duas versões do Hermes chamado justamente Hermes de Andros-Farnese, cuja outra versão encontra-se no British Museum.

Este tipo é caracterizado por seu suave contrapposto, o aspecto meditativo e o manto que cai sobre o ombro esquerdo e o ante-braço. Tal aspecto coaduna-se bem com sua função funerária de psychopompos, isto é, de condutor da alma do defunto para o pós-túmulo.

Não é certo o local de descoberta da escultura. Uma hipótese é de que seja a Vigna Pallini, nos arredores do Castel Sant´Angelo, outrora o Mausoléu de Adriano, razão pela qual foi ela por muito tempo considerada um Antinous, o famoso predileto do imperador.

A outra localidade da descoberta, conforme Aldovrandi e Agostino Ferrucci (1588), seria S. Martino in Monti, em Roma. No primeiro caso, a obra teria sido adquirida em 1543 por Paulo III para decorar um nicho do Belvedere; no segundo, por Leão X (ante 1521), junto com outro Antinous.

Restaurada por Guglielmo della Porta, com intervenções consideradas excessivas e sucessivamente retiradas, a obra foi considerada um cânon para os artistas do século XVII. Poussin e Duquesnoy desenham-na, explicitando suas medidas e proporções. Bernini afirmava (apud Wittkower, 1975, p. 105) que em sua juventude: “”quando eu estava em dificuldades com minha primeira estátua, voltava-me para o Antinous, como para um oráculo””.

Bober-Rubinstein inventariam desenhos de estudo da obra por Parmigianino (1535-1540), Baccio Bandinelli e Goltzius, entre outros. Há além disso, bronzetti de Pietro da Barga, no Bargello, e de Duquesnoy.

Luiz Marques
13/04/2010

Bibliografia:
1975 – R. Wittkower, Studies in the Italian Baroque. Londres, p. 105
1986 – P.P. Bober, R. Rubinstein, Renaissance Artists and Antique Sculpture. A Handbook of sources. Londres, Oxford e New York: Harvey Miller e Oxford University Press.”

Artista

Praxíteles, cópia romana de

Data

117/ 138

Local

Vaticano, Museo Pio Clementino

Medidas

desconhecidas

Técnica

Mármore

Suporte

Escultura

Tema

Mitologia, História e Topografia Antigas

Período

ARTE GRECO-ROMANA

Index Iconografico

12Mer - Mercúrio / Hermes

Autor

Luiz Marques

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *