Giulio Monteverde aderiu aos temas do realismo italiano realizando inicialmente obras ligadas a assuntos do cotidiano, como é possível notar em “Bambini che scherzano com un gatto” [Crianças que brincam com um gato] (1867) ou em “Putto che scherza com un gallo” [Criança que brinca com um galo] (1875).
Nesse trabalho foram retratadas as filhas do escultor. A mais velha cuida da menor, colocando-lhe um sapatinho. Esta, por sua vez, segura a ponta de uma camisola, com a qual um gato brinca, embaixo da cadeira. As meninas parecem divertir-se com o gato e a menor agita pezinho nu, mexendo os dedos, com medo de ser arranhada.
Essa obra atesta o gosto pela realização de cenas de gênero. É um trabalho de cuidadoso naturalismo e grande delicadeza na representação do corpo humano e do animal e no panejamento.
A espontaneidade dos gestos dos personagens aproxima a cena apresentada a um instantâneo fotográfico, intuito que podemos observar em outros artistas da geração de Monteverde.
Maria do Carmo Couto da Silva
07/03/2011
Bibliografia:
1975-1976 – F. Prian. Giulio Monteverde, scultore. Genova: Universitá degli studi di Genova/Facoltá di Lettere e Filosofia, pp.88-89.
2004 – GIPSOTECA Giulio Monteverde : guida alla collezione di Bistagno / a cura di Patti Uccelli Perelli ; testi di Maria Flora Giubilei [et al.] . Bistagno: Comune di Bistagno; Comune di Genova, pp.11-13.