Norma é uma das quatro estátuas que ornamentam a base quadrada do Monumento a Vincenzo Bellini, de autoria do escultor Giulio Monteverde (1837-1917). Faz referência à ópera de mesmo nome criada pelo compositor italiano, que estreou em 1831 no Teatro Scala, em Milão.
As outras estátuas do monumento são relativas às composições musicais: “Il Pirata” [O Pirata] ; “Norma ” e “I Puritani” [Os Puritanos].
A obra foi descrita na revista “L´Illlustrazione Italiana” de 22 de setembro de 1883, quando o monumento foi inaugurado:
“Norma com uma coroa de louros entre os cabelos, com o braço direito recolhido ao peito e o direito elevado ao alto, com a cabeça ligeiramente inclinada e a fisionomia inspirada, está em atitude cantar a Casta Diva”.
O trecho da ária denominado “Casta Diva” representa uma invocação que a sacerdotisa Norma faz à Lua e é um dos momentos mais relevantes desta ópera desde o século XIX.
Maria do Carmo Couto da Silva
07/03/2011
Bibliografia:
2004 – GIPSOTECA Giulio Monteverde : guida alla collezione di Bistagno / a cura di Patti Uccelli Perelli ; testi di Maria Flora Giubilei [et al.] . Bistagno: Comune di Bistagno; Comune di Genova, p.19.
(continua no texto que acompanha a imagem 4)