Fábrica do Barão de Capanema

“A obra apresenta a fábrica de propriedade de Guilherme Schüch, barão de Capanema, situada na região de Petrópolis, Rio de Janeiro. O quadro pode ser datado de cerca de 1860, porque uma cópia foi apresentada por uma aluna de Agostinho da Motta na Exposição da Academia de Belas Artes desse ano. O artista foi professor de paisagem da Academia a partir de 1860, e apresentou nesse quadro tema e abordagem inovadores para sua época. Um dos primeiros no Brasil a exercer a pintura ao ar livre (en plein air) no Brasil, Motta antecipou em mais de trinta anos o trabalho de Georg Grimm.

O crítico Gonzaga Duque escreveu acerca dessa obra: “”Imagine-se um canto de natureza, solitário, sumido perto das encostas bravas de um monte; junto da estrada uma casinha rústica, despretenciosa, sozinha, cercada de blocos de pedra que os canteiros desprezaram; uma-se a isto a interpretação mais exata, a mais fiel de todos esses acessórios e poder-se-á fazer uma idéia, pouco mais ou menos verdadeira, desse quadrinho que não terá mais de três palmos de comprimento e dois de altura”” .

Como nota Luciano Migliaccio, com esse quadro “”estamos, pela primeira vez, diante de uma paisagem brasileira totalmente imune ao exotismo””. O pintor também se destaca por buscar a “”precisão de toque”” presente na obra do pintor francês Corot. Motta inovou ao buscar a exatidão e o aspecto característico da paisagem do Brasil. Nessa obra, procurou revelar ainda a atmosfera peculiar das regiões serranas cariocas, a vegetação exuberante e a paisagem luminosa.

Maria Antonia Couto da Silva
15/02/2010

Bibliografia:

DUQUE-ESTRADA, Gonzaga. A Arte brasileira. (1888). Introdução Tadeu Chiarelli. Campinas: Mercado de Letras, 1995, p. 130.

MIGLIACCIO, Luciano. “”O século XIX””. In: MOSTRA DO REDESCOBRIMENTO, 2000, São Paulo. Arte do século XIX. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo: Associação Brasil 500 anos Artes Visuais, 2000, p. 87.

Artista

MOTTA, Agostinho da

Data

1860c.

Local

Rio de Janeiro, Museu Nacional de Belas Artes

Medidas

34 x 51 cm

Técnica

Óleo sobre cartão

Suporte

Pintura

Tema

Natureza Paisagem e Arcádia

Período

50 - SÉCULO XIX

Index Iconografico

1602 - Paisagem com arquiteturas e figuras

Autor

Maria Antonia Couto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *