Registro inventarial: R 157, R 130, inv. n. 123, verso
Ao lado do mais famoso Nu visto de costas* da Casa Buonarroti (inv. 73 Fr.), este estudo de um lanceiro é um dos mais belos estudos de musculatura dorsal em ação que Michelangelo realiza para o perdido cartão da Batalha de Cascina, cuja cópia encontra-se em Norfolk, Holkham Hall*.
Como foi notado, o presente estudo é uma versão mais acabada e mais refinada da mesma figura* que se encontra em um fólio do Louvre, inv. 713. Neste desenho de Viena, Michelangelo suprime as pernas porque, como mostra a grisaille de Holkham Hall, a figura não devia aparecer no afresco de corpo inteiro.
Luiz Marques
30/01/2011
Bibliografia:
1975 – P. Joannides, “Michelangelo Drawings in the British Museum”, The Burlington Magazine, CXVII, 865, pp. 257-262.
2003 – P. Joannides, Inventaire Général des Dessins Italiens, VI: Michel-Ange. Élèves et Copistes. Com a colaboração de V. Goarin e C. Scheck. Paris: RMN, pp. 75-78.
2004 – A. Gnann, The Era of Michelangelo. Masterpieces from the Albertina. Catálogo da exposição (Veneza, Viena, Bilbao). Milão: Electa, p. 38.