Retrato de Francesco Sforza (1401-1466)

A medalha contém a inscrição:

FRANCISCUS SFORTIA VICECOMES MARCHIO ET COMES AC CREMONE D[OMINUS] (Francisco Sforza Visconde e Conde das Marche e Senhor de Cremona).

E no verso a assinatura de Pisanello: OPUS PISANI PICTORIS

Filho de Muzio Attendolo Sforza, um militar de origens humildes, Francesco (1401-1466) é um condottiere dotado de força descomunal (capaz de entortar barras de ferro) e de enorme talento militar. Tais qualidades valem-lhe a partir de 1450 o título de duque de Milão e o governo da cidade, que ele exerce com singular perícia política e cultural, garantindo a Milão uma posição central no contexto do Renascimento europeu.

A figuração do cavalo com os livros alude decerto à reunião
na pessoa de Francesco de uma dupla autoridade decorrente de suas virtudes militares e intelectuais. Ela alude, mais geralmente, também ao lugar-comum quatrocentista de um ideal de equilíbrio no homem virtuoso entre Vida Ativa e Vida Contemplativa.

Gasparotto reporta a conjectura de Vermeule (1987) segundo a qual as fontes visuais do cavalo remontariam a moedas helenísticas da Ásia Menor e de Cartago, embora o motivo compareça também em moedas romano-campanianas de época helenística. Ambas as hipóteses, embora não assentes em evidências precisas, são verossímeis, já que Pisanello era sabidamente um grande colecionador e estudioso de numismática antiga.

A presença do título Senhor de Cremona serve de terminus post quem para esta medalha, já que foi obtido por Francesco Sforza em 25 de outubro de 1441 no tratado da Paz de Martinengo, celebrado entre Florença, Veneza e Milão. No âmbito deste tratado, o duque de Milão, Filippe Maria Visconti (1392-1447), concede-lhe sua filha, Bianca Maria, e a Senhoria de Cremona.

Luiz Marques
24/03/2010

Bibliografia:

1996 – D. Gasparotto, in P. Marini, Pisanello, Catálogo da exposição. Verona, Museo di Castelvecchio, Paris, musée du Louvre, Electa, Milão, p. 380

Artista

PISANELLO, Antonio Pisano, chamado

Data

1441/ 1442

Local

desconhecido

Medidas

85 mm de diametro

Técnica

Bronze

Suporte

Escultura

Tema

A Figura Humana Retratos e Caricaturas

Período

SÉCULO XV

Index Iconografico

1700B1 - Retratos escultóricos contemporâneos

Autor

Luiz Marques

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *