A Construção do Templo de Jerusalém

O Antigo Testamento (1 Reis 4-6). é a fonte desta cena da construção do Templo de Jerusalém pelo rei Salomão, cujo reinado estende-se por quarenta anos (968 – 928 a.C.). Salomão obedece à ordem de Iahweh transmitida a seu pai, o rei Davi: “Teu filho, que colocarei no trono em teu lugar, é quem construirá um Templo para meu Nome”.

Salomão manda construí-lo com cedros e ciprestes do Líbano, abatidos pelos sidônios, “no ano 480 após a saída dos filhos de Israel da terra do Egito” (960 a.C.). As dimensões do Templo – 30 metros de comprimento por 10 de largura e por 15 de altura – fornecem um padrão mais de uma vez imitado pelos templos cristãos, entre os quais a Capela Sistina.

Francesco di Stefano, chamado Il Pesellino (Florença, 1422 – 1457), trabalha nos anos iniciais do quinto decênio no ateliê de Fra Filippo Lippi, cujo estilo acusa-se com força nesta cena.

Trata-se possivelmente de um compartimento de predella de um retábulo desconhecido. Os volumes cúbicos em tons de cinza e rosa recordam a articulação de planos de matriz giottesca, tal como se observa, em especial, em Maso di Banco. A cena não mostra Salomão, mas Davi (reconhecível por sua cítara), presidindo o canteiro de obras, alusão ao versículo acima citado em que Davi aparece como destinatário primeiro da ordem de Iahweh.

Luiz Marques
25/01/2010

Bibliografia
E.P. Bowron, European Painting Before 1900 in the Fogg Art Museum, Cambridge (Mass.) 1990 

Artista

PESELLINO, Francesco di Stefano, chamado Il

Data

1445c.

Local

Cambridge (Mass.), The Fogg Art Museum

Medidas

53.5 x 60.33 cm

Técnica

Têmpera sobre madeira

Suporte

Pintura

Tema

Bíblia e Cristianismo

Período

SÉCULO XV

Index Iconografico

538 - O rei Davi; 540 - Salomão (968-928 a.C.); 540.6 - O Templo de Jerusalém

Autor

Luiz Marques

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *