Rapto das Sabinas. Frisa da Basilica Aemilia

A fonte principal é Tito Lívio, Ab urbe condita libri, I,9: Roma, há pouco fundada (753 a.C.), era já tão grande quanto as populações confinantes (Caenina, Crustumium, Antemnae, Sabina, etc.), mas carecia de mulheres. Rejeitados por seus vizinhos, os romanos, sob liderança de Rômulo, recorrem a um ardil. Rômulo institui os jogos consagrados a Netuno ou a Consul, de onde o nome das festas, as Consualia, em relação com a colheita e que viriam mais tarde a ter lugar no Circo Massimo. A estes festejos acorrem todos os povoados vizinhos: “ao sinal combinado (escreve Tito-Lívio), os jovens romanos precipitam-se em todas as direções a raptar as jovens”.

A cena aqui representada em estado fragmentário (arte romana do século I a.C. ou d.C.), é uma das que compunham uma frisa de 184 metros proveniente da Basilica Paulli (Aemilia), no Forum romano, encontrada em escavações empreendidas no Forum na primeira metade do século XX. Esta frisa encontrava-se, provavelmente, na ordem inferior de sua nave central. A datação oscila da época de Lúcio Cornélio Sila (80 a.C. circa) à de Nero (54-68). Tal discrepância poderia ser eventualmente explicada por uma reutilização do material quando da reconstrução da Basílica em idade augusta, após seu incêndio, hipótese reforçada por diversos índices, entre os quais o uso de mármore pentélico ao lado do mármore lunense.

O estilo dependente do período helenístico e o uso do pentélico induzem a pensar que os escultores destes relevos sejam de origem grega.

Luiz Marques
08/02/2010

Bibliografia:
C, Conti, S. Violante, in G. Gentili, Giulio Cesare. L´Uomo, le Imprese, il Mito. Catálogo da exposição. Roma, Chiostro del Bramante, 2009, p. 230

Artista

Arte Romana

Data

1-70 variadamente datada

Local

Roma, Santa Maria Nova

Medidas

184 x 74 cm (este fragmento)

Técnica

Mármore

Suporte

Escultura

Tema

Mitologia, História e Topografia Antigas

Período

ARTE GRECO-ROMANA

Index Iconografico

304.1.9 - O Rapto das Sabinas

Autor

Luiz Marques

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *