Victor Hugo no Rochedo dos Proscritos

O escritor Victor Hugo apostou desde cedo nas múltiplas potencialidades da fotografia e em sua utilização no campo editorial. Durante o exílio em Jersey, encorajou seus filhos, Charles e François-Victor, e um de seus discípulos, Auguste Vacquerie, a abrirem um ateliê de daguerreótipo em sua casa, Marine Terrace, que posteriormente passou a ser um ateliê de fotografia em papel. Ele tinha o projeto de ilustrar suas obras políticas recentes: “Napoléon le Petit”, “Châtiments”, e de reeditar obras anteriores: “Le Rhin” e “Les Orientales”.

Em 1852, Hugo realizou o projeto da publicação “Jersey et L´Archipel de la Manche” que traria poesias, um ensaio sobre a Ilha de Jersey e fotografias de autoria de Charles e François-Victor Hugo e de Auguste Vacquerie. Para Hugo, tirando proveito de seu interesse na natureza e na história de Jersey e evitando quaisquer referências políticas, um livro de fotografia faria o público francês perceber que não muito longe da França estava um pequeno grupo de oponentes do regime imperial.

Hugo foi registrado em várias fotografias de autoria de seus filhos, apresentando frequentemente uma expressão muito dramática. Charles Hugo explorou também nessa foto a imponência e, sobretudo, a textura dos rochedos da paisagem local.

Maria Antonia Couto da Silva
16/10/2010

Bibliografia:
1998 – Encyclopedia of Nineteenth-Century Photography. Org. John Hannavy. Routledge, volume 1.
1998 – Victor Hugo: photographies de l´exil – en collaboration avec le soleil. Org. F. Heilbrun e D. Molinari. Paris : Reunion des Musees Nationaux.

Artista

HUGO, Charles

Data

1835

Local

Paris, Maison de Victor Hugo

Medidas

10,2 x 6,25 cm

Técnica

Fotografia

Suporte

Pintura

Tema

A Figura Humana Retratos e Caricaturas

Período

50 - SÉCULO XIX

Index Iconografico

1700C1 - Retratos contemporâneos; 1330 - O Intelectual; 1700C3 - Artistas e Autoretratos; 1111 - O Mundo e o Mito do Artista

Autor

Maria Antonia Couto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *