Tobias restitui a visão ao pai

“O quadro “”Tobias restitui a visão ao pai”” (1854) foi encomendado a Domenico Morelli para a capela privada da família Raffaele Paladini.

O tema foi retirado do Antigo Testamento (Livro de Tobias, 11, 11-13), apresentando a passagem que narra o retorno de Tobias a Nínive, anunciado pelo anjo Rafael à sua mãe Ana e ao pai Tobit, que estava cego. Tobias, conforme havia indicado Rafael, aplica sobre os olhos do pai o fel do peixe e o cura:

“”Tobit se levantou e, tropeçando, atravessou a porta do pátio. Tobias foi-lhe ao encontro, tendo na mão o fel do peixe; soprou-lhe nos olhos e, abraçando-o estreitamente, disse-lhe: ´Tem confiança, pai!´ Aplicou-lhe o remédio e esperou um pouco. Depois, com ambas as mãos, tirou-lhe as escamas dos cantos dos olhos. Então seu pai caiu-lhe ao pescoço e chorou. E exclamou: ´Agora te vejo, filho, luz dos meus olhos!´.””

O quadro é marcado por uma representação realista de todos os pormenores da cena pintada. Há uma atitude de carinho no gesto do filho que reencontra o pai. O anjo, que ocupa a posição central da cena, aparenta assistir à intervenção de Tobias. Morelli representou ainda com muito realismo a idosa Ana e o fiel cachorrinho que, “”ignorando o milagre, encontra-se deitado aos pés do dono””.

Segundo Luisa Martorelli, a tela atesta a nova maneira de pintar de Domenico Morelli, com cores claras e luminosas, com referências rafaelescas, em afinidade com a pintura purista-nazarena.

Bibliografia:
2006 – Luisa Martorelli. Domenico Morelli. Tobiolo che restituisce la vista al padre. In: Domenico Morelli e il suo tempo: 1823-1901, dal romanticismo al simbolismo. Catálogo da exposição. Nápoles: Electa, p. 54.

Artista

MORELLI, Domenico

Data

1854

Local

Coleção Particular

Medidas

170 x 120 cm

Técnica

Óleo sobre tela

Suporte

Pintura

Tema

Bíblia e Cristianismo

Período

50 - SÉCULO XIX

Index Iconografico

Antigo Testamento; 570 - Tobias

Autor

Luiz Marques

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *