Nessa imagem vemos um retrato da imperatriz Teresa Cristina Realizado como pendant ao retrato de D. Pedro II*. Foi utilizada a técnica da fotopintura: a fotografia é de autoria dos fotógrafos Carneiro e Gaspar, e a pintura foi realizada por J. Courtois.
A imperatriz foi retratada, provavelmente em uma sala do Paço de São Cristóvão, e através da porta podemos avistar o exterior. Os traços da retratada foram suavizados, em relação às fotografias da época.
O ambiente do escritório exibe detalhes da decoração imponente, cuidadosamente pintados e realçados por Courtois, como os entalhes da mesa. A imperatriz foi registrada no ambiente doméstico, evitando a pose oficial.
Os fotógrafos Joaquim Feliciano Alves Carneiro e Gaspar Antonio da Silva Guimarães foram sócios na firma Carneiro e Gaspar, também conhecida como Photographia Acadêmica, com ateliês no Rio de Janeiro e em São Paulo, entre 1865 e 1875.
Como destaca Pedro Vasquez, Carneiro e Gaspar realizaram interessantes fotopinturas, que se destacaram pela luxuriante vegetação apresentada em segundo plano, “imprimindo um sabor tropical que se distinguia dos típicos exemplos europeus do gênero…”.
Maria Antonia Couto
16/03/2011
Bibliografia:
[1985]. P. VASQUEZ. Dom Pedro II e a fotografia no Brasil. Rio de Janeiro: Fundação Roberto Marinho : Cis.
2003 – P. Vasquez. O Brasil na fotografia oitocentista. São Paulo : Metalivros.
Enciclopédia Itaú Cultural de Artes Visuais. Verbete: Carneiro e Gaspar. Disponível em:
http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=artistas_biografia