Brasil Pitoresco (II)

“A litografia foi publicada originalmente na Semana Ilustrada, em 1862. Nessa ilustração cômica foram citados temas presentes no livro Brasil Pitoresco, de autoria dos franceses Victor Frond e Charles Ribeyrolles, publicado entre 1859 e 1861. Ele foi o primeiro livro de viajantes na América Latina com ilustrações realizadas a partir de fotografias. Frond foi também o primeiro fotógrafo a documentar o trabalho dos afrodescendentes nas fazendas de café fluminenses. A publicação iria representar o Brasil na Exposição Universal de Londres, em 1862, e contou com o apoio do governo imperial.

Nessa charge Fleiuss fez uma paródia com os nomes das localidades descritas no livro, que teve ampla repercussão na imprensa em sua época pelo temas sociais abordados. Devemos notar também a suposta caricatura de Victor Frond, com um traje formal, usando gravata borboleta e óculos, com uma vasta cabeleira e um enorme bigode.

Como nota Lygia Segala: “”Há, porém, cá e lá, os que banalizam as pretensões do álbum, solenizado pelos franceses como retrato da nação, refazendo pela caricatura e pelos comentários de humor, um sentido rebaixado e literal das imagens“”. Para a autora, o artista da revista Semana Ilustrada “”escarninha a idéia do Brazil Pitoresco, transformando os lugares e as paisagens em alinhamento cômico de objetos banais, trempe de quinquilharias lusitanas, geografia carnavalizada do Império.””

Henrique Fleiuss, artista de origem alemã, freqüentou o curso de Belas Artes em Colônia e em Düsseldorf. Em 1858, viajou ao Brasil, por sugestão do naturalista Carl Friedrich Phillipp von Martius. Em 1860, fundou o Instituto Artístico, onde eram realizados trabalhos em diversas técnicas, como fotografia e litografia. Em 1863, o Instituto Artístico passou a denominar-se Imperial Instituto Artístico, título conferido pelo imperador D. Pedro II. A Semana Ilustrada foi um dos periódicos ilustrados que tiveram uma existência duradoura no Brasil do século XIX, sendo editada de 1860 a 1876.

Maria Antonia Couto da Silva
02/10/2010

Bibliografia

RIBEYROLLES, Charles. Brasil Pitoresco. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: EDUSP, 1980.

SEGALA, Lygia. Ensaio das luzes sobre um Brasil Pitoresco: o projeto fotográfico de Victor Frond. 1998. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, p. 289.

SEMANA Illustrada. Editada por Fleiuss irmãos e Linde. Rio de Janeiro, Tip. do Imperial Instituto Artístico, 18 de fevereiro de 1862.

Artista

FLEIUSS, Henrique

Data

1862

Local

Brasil, várias coleções.

Medidas

desconhecidas

Técnica

Litografia

Suporte

Pintura

Tema

Vida Social e Gênero

Período

O SÉCULO XIX NA AMÉRICA HISPÂNICA E NO BRASIL (A PARTIR DE 1822)

Index Iconografico

1328 - A Imprensa e a Charge; 1470 - O Político e a sátira política

Autor

Maria Antonia Couto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *