Hércules e o Jardim das Hespérides

A vasta e portentosa domus composta por quase 90 ambientes em que se encontra este aposento decorado de afrescos do III estilo, conhecida como Villa di Poppea, é um dos muitos edifícios que a aristocracia romana edificou, em geral para fins recreativos, ao longo do litoral da Campânia (hoje mais recuado), especialmente entre Capo Miseno e Sorrento. Já o geógrafo grego Estrabo (58 a.C. – 21/25 d.C.) escreve, a propósito, que tais residências adensavam-se ao longo deste litoral de modo a criar a impressão de um tecido urbano contínuo.

Oplontis, nome da localidade em que se localiza essa villa, era um aglomerado urbano situado nas imediações de Pompeia e dela dependente administrativamente. Ausente em outras fontes antigas, seu nome surge tão somente na assim chamada Tabula Peutingeriana, cópia medieval de um mapa que remonta à Antiguidade tardia, em posição correspondente à atual Torre Annunziata.

Que a proprietária desta villa tenha sido a imperatriz Poppaea Augusta Sabina, esposa do futuro imperador Oto (69) e segunda esposa do imperador Nero (53-68), é lábil conjectura, baseada apenas no testemunho acerca de personagens próximos à imperatriz, tais como o liberto Secundus, cujo nome coincide com o de inscrições SECUNDO POPPAEAE, pintadas em uma ânfora e em uma taça ali encontradas.

O presente ambiente 8, um calidarium, destinado a banhos quentes, é decorado com afrescos em III estilo inicial, combinado com remanescentes do II estilo. No centro, uma cena figura Hércules no jardim das Hespérides em vias de colher os pomos, trabalho com o qual se conclui a gesta de seus doze trabalhos (veja a imagem com detalhe).

A cena é com toda a probabilidade uma cópia romana, de resto de grande eficiência decorativa, de um perdido original grego.

Luiz Marques
20/04/2011

Bibliografia
2000 – P.G. Guzzo, L. Fergola, Oplontis. La villa di Poppea
Milão: Motta Editore.

Artista

Arte Romana

Data

79ante

Local

Oplontis, Villa di Poppea

Medidas

desconhecidas

Técnica

Afresco

Suporte

Pintura

Tema

Mitologia, História e Topografia Antigas

Período

ARTE GRECO-ROMANA

Index Iconografico

70 - Hércules e seu ciclo; 70C12 - Hércules e o Jardim das Hespérides

Autor

Luiz Marques

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *