Estudo de lanceiro visto de costas para a Batalha de Cascina

Registro inventarial: inv. 713

Esta figura de lanceiro em mau estado de conservação e outrora rejeitada do catálogo dos desenhos autógrafos de Michelangelo, foi restituída ao artista a partir de 1975 por Joannides.

Trata-se de outro dentre os formidáveis estudos da musculatura dorsal em extrema tensão, aspecto que decerto interessou especialmente Michelangelo em 1504, quando elabora nus em diversas e extravagantes posições em seu perdido cartão para a Batalha de Cascina, cartão de que se conhece uma cópia conservada em Norfolk, Holkham Hall*.

Como foi notado, o presente estudo é uma versão provavelmente anterior e menos refinada da mesma figura que se encontra no verso de um fólio com estudos de Michelangelo para o afresco da Batalha de Cascina, conservado na Albertina Graphische Sammlung de Viena (R 157, R 130, inv. n. 123). Neste desenho de Viena, Michelangelo suprime as pernas porque, como mostra a grisaille de Holkham Hall a figura não devia aparecer no afresco de corpo inteiro.

Luiz Marques
30/01/2011

Bibliografia:
1975 – P. Joannides, “Michelangelo Drawings in the British Museum”, The Burlington Magazine, CXVII, 865, pp. 257-262.
2003 – P. Joannides, Inventaire Général des Dessins Italiens, VI: Michel-Ange. Élèves et Copistes. Com a colaboração de V. Goarin e C. Scheck. Paris: RMN, pp. 75-78.
2004 – A. Gnann, The Era of Michelangelo. Masterpieces from the Albertina. Catálogo da exposição (Veneza, Viena, Bilbao). Milão: Electa, p. 38.

Artista

Michelangelo Buonarroti

Data

1504

Local

Paris, musée du Louvre

Medidas

282 x 203 mm

Técnica

Carvão

Suporte

Pintura

Tema

História Medieval Moderna e Contemporânea

Período

36 - SÉCULO XVI

Index Iconografico

866 - História militar na Europa após a Antiguidade;
866.1364 - Batalha de Cascina

Autor

Luiz Marques

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *