Rua São Clemente, Rio de Janeiro.

Nesse quadro, Wiegandt revela uma visão imponente do Corcovado (ainda sem a estátua do Cristo Redentor), tomada a partir da Rua São Clemente, no Botafogo. O pintor explora o contraste entre a luminosidade das residências ensolaradas à esquerda e a área de sombra, à direita do observador. A perspectiva conduz o olhar ao plano de fundo, onde se destaca o grande morro, envolto em névoa. Wiegandt apresenta também a harmonia entre arquitetura e natureza, retomando um discurso de racionalização urbana que remonta pelo menos à década de 1860. O poste de iluminação a gás, registrado à esquerda, era um símbolo de modernidade. A Rua São Clemente no século XIX era repleta de casarões e belas chácaras, local de residência de famílias ligadas à aristocracia cafeeira.

Além das várias figuras femininas que conversam, o pintor destacou, em primeiro plano, o menino que carrega um cesto, provavelmente com mercadorias a serem vendidas. No trecho da rua próximo ao morro, podemos notar mais alguns personagens, provavelmente escravos de ganho. A vida cotidiana nas ruas do Rio de Janeiro, presente na produção de artistas viajantes e de fotógrafos, tornou-se tema frequente na obra de pintores no Brasil da década de 1880. Pouco se sabe sobre o pintor alemão que realizou, durante sua permanência no Brasil, entre outros trabalhos, uma série de aquarelas com vistas do Amazonas e Pará, apresentadas na Exposição de História do Brasil, realizada na Biblioteca Nacional em 1881.

Maria Antonia Couto da Silva
28/06/2010

Artista

WIEGANDT, Bernhard

Data

1884

Local

Rio de Janeiro, Coleção Fadel.

Medidas

96 x 69 cm

Técnica

Óleo sobre tela

Suporte

Pintura

Tema

Vida Social e Gênero

Período

O SÉCULO XIX NA AMÉRICA HISPÂNICA E NO BRASIL (A PARTIR DE 1822)

Index Iconografico

Vida Social e Gênero; A Cidade; 1350 - A Vida Urbana (A Via e os Espaços Públicos); 1486 - O Trabalhador Urbano; 1602 - Paisagens com arquiteturas e figuras

Autor

Luiz Marques

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *