Retrato de Augusto

Registro inventarial: inv. 1911.9-1-1

O retrato foi descoberto em Meroé, atual Sudão, por ocasião de uma campanha de excavações coordenadas pela Liverpool University, e pertencia originariamente a uma estátua de dimensões maiores que a escala humana.

Após a vitória sobre Marco Antônio e Cleópatra na batalha de Actium em 31 a.C., Augusto reduz o Egito à condição de província, aí erigindo diversas de suas estátuas, inclusive, como narra Estrabo, em cidades vizinas à catarata do Nilo, tais como Siene, atual Assuan.

Em 25 a.C., o exército do reino de Cush, correspondente ao que os gregos chamavam Etiópia, iniciam uma guerra contra os romanos (que duraria até 20 a.C.), invadiram estas cidades e as saquearam, levando a estátua para sua capital em Meroé. A cabeça de Augusto foi então separada do corpo e enterrada sob o umbral da porta elevada do que se supõe seja um templo à Vitória sobre os romanos (como o indicam vestígios de uma pintura mural), para que os acólitos andassem sobre o troféu, fato de evidente valor simbólico, mas que, por outro lado, pode explicar o ótimo estado de conservação da cabeça, e em especial a rara preservação de seus olhos, inseridos em anéis de cobre laminado.

As iris e as pupilas são feitas de pasta de vidro verde claro e escuro, respectivamente, inseridas em globos oculares (4,8 cm) de mármore branco polido. Conservam-se ainda os orifícios de 1 mm para a inserção dos cílios, em cobre ou bronze.

O retrato pertence ao principal tipo da retratística de Augusto, chamado Tipo Primaporta*, esculpido em 27 a.C., o que fornece um argumento suplementar para a datação desta cabeça entre 27 e 25 a.C.

Luiz Marques
28/06/2011

Bibliografia
2001 – G. Lahusen, E. Formigli, Römische Bildnisse aus Bronze. Kunst und Technik. Munique: Hirmer Verlag, p p. 58-60

Artista

Arte Romana

Data

-27/ 25c. a.C.

Local

Londres, British Museum

Medidas

44,5 cm

Técnica

Bronze

Suporte

Escultura

Tema

A Figura Humana Retratos e Caricaturas

Período

ARTE GRECO-ROMANA

Index Iconografico

380B - Augusto; 1700B - Retratos Escultura; 1700B1 - Retratos contemporâneos

Autor

Luiz Marques

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *