Gitana Tropical

Realizada em Paris em 1929 e consagrada como uma das mais importantes obras da pintura moderna pela crítica e pela historiografia Latino-americana contemporânea,”Gitana Tropical” do pintor Victor Manuel García, revela a maestria alcançada por aluno da Academia de San Alejandro que logo de sua formação ocupara o cargo de professor de desenho.
A obra mostra a influencia que recebera Victor Manuel dos pintores europeus por meio de suas viagens a Paris onde se interessara particularmente pela obra de Gauguin e onde realizara, longos estudos das Madonnas dos mestres do Renascimento Italiano.
Gitana Tropical, retrato de uma mulher mestiça, representa o arquétipo da beleza latino-americana produto da fusão de múltiplas raças. A composição e as formas propositalmente simplificadas criam, embora nelas inspiradas, uma estética aleia a da tradição pictórica clássica europeia. Optando por uma planimetria da cor, Gitana Tropical apresenta uma moça com rasgos entre negroides e amer-índios que com olhar sereno encara ao espectador. As roupas e cabelo lizo evocativos da indígena americana, junto a boca e o nariz grosso de herança africana, contrastam com a disposição da figura recortada sob o peito tendo como fundo uma janela pela que podemos apreciar uma paisagem em perspectiva, dívida evidente do Renascimento. O artista emprega na sua composição basicamente quatro cores: branco, azul, verde e negro a partir das quais da vida tanto a figura, quanto a paisagem onde incorpora alguns elementos arquitetônicos.
Este “tipo” de beleza feminina criada por Victor Manuel se convertera numa sorte de inspiração do artista, que se verá repetida em varias obras posteriores.

BIBLIOGRAFIA

JUAN, Adelaida de. Pintura cubana, temas y variaciones. La Habana: Editorial Feliz Varela, 2006. P. 54.

Monica Villares Ferrer, Mestre em História da Arte.
23/04/2010

Artista

GARCÍA, Victor Manuel

Data

1929

Local

Havana, Museo de Bellas Artes

Medidas

46, 5 x 38 cm

Técnica

Óleo sobre madeira

Suporte

Pintura

Tema

A Figura Humana Retratos e Caricaturas

Período

O SÉCULO XX NA AMÉRICA HISPÂNICA E NO BRASIL

Index Iconografico

1700C - Retratos Pintura; 1700C1 - Retratos contemporâneos

Autor

Luiz Marques

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *