Enseada da Glória, Rio de Janeiro, RJ

Nessa imagem percebemos em primeiro plano o mercado, construído pelo governo imperial em 1857 e demolido em 1905, na administração de Pereira Passos, sem nunca ter sido utilizado. Um pouco acima e à esquerda, a igreja de Nossa Senhora da Glória do Outeiro, datada de 1714, considerada pelos estudiosos como uma das mais originais do período devido ao desenho octogonal de seu adro.

No fundo, à esquerda, vemos o Pão de Açúcar. Como nota Pedro Vasquez, sua silhueta impressionou bastante o artista Rugendas, que comentou no livro “Viagem Pitoresca através do Brasil” que “sua configuração fica gravada na lembrança de todo marinheiro que tenha navegado uma única vez que seja ao longo desta costa“. A paisagem da Glória, de aspecto tranqüilo, foi muito representada por pintores e artistas viajantes.

A litografia foi realizada para ilustrar o livro “Brasil Pitoresco”, dos franceses Charles Ribeyrolles e Victor Frond, publicado entre 1859 e 1861. Seus autores percorreram o Rio de Janeiro por volta de 1858. As fotografias foram utilizadas como base para as litografias realizadas na Maison Lemercier, em Paris.

Nessa publicação, que deveria representar o Brasil na Exposição Universal de Londres em 1862, podem ser estabelecidas algumas séries litográficas que destacam a capital do Império e o trabalho escravo. Além destes núcleos temáticos centrais, predominam entre as ilustrações do álbum as pranchas sobre a natureza (como as cascatas e a floresta), sobre as cidades e fazendas do interior fluminense e sobre a cidade de Salvador, Bahia. Em relação à cidade do Rio de Janeiro o fotógrafo procurou documentar, em especial, os edifícios públicos (como os hospitais) e a arquitetura neoclássica.

As imagens, vindas da França, foram distribuídas em pequenas séries, durante os meses de agosto de 1860 a novembro de 1861. As fotografias, reproduzidas em litogravuras, tiveram ampla repercussão, ganhando autonomia em relação ao livro.

Maria Antonia Couto da Silva
02/08/2010

Bibliografia

RIBEYROLLES, Charles. Brasil Pitoresco. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: EDUSP, 1980.

RUGENDAS, Johann Moritz. Viagem pitoresca através do Brasil. São Paulo : Edusp; Belo Horizonte : Itatiaia, 1979, p. 37.

VASQUEZ, Pedro. Mestres da fotografia no Brasil: coleção Gilberto Ferrez. Rio de Janeiro, CCBB, 1995, p. 46.

Artista

FROND, V. (fotografia); JAIME (litografia)

Data

1858-1861

Local

Brasil, várias coleções.

Medidas

desconhecidas

Técnica

Litografia

Suporte

Pintura

Tema

Natureza Paisagem e Arcádia

Período

O SÉCULO XIX NA AMÉRICA HISPÂNICA E NO BRASIL (A PARTIR DE 1822)

Index Iconografico

1602 - Paisagens com arquiteturas e figuras; 1603 - Paisagem urbana

Autor

Maria Antonia Couto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *