Retrato de Francisco I

A obra provém da coleção de Francisco I e consta no museu como atribuída a Jean Clouet (1485c. – 1540c.).

Jean Clouet nasceu provavelmente na Flandres e é possível que estivesse se estabelecido na França antes ainda de 1515, data da morte de Luís XI, para quem ele possivelmente trabalhou.

Francisco I nomeia-o “painctre et varlet de chambre”, posição de prestígio, equivalente ao sucessivo “peintre du roi”, e que seu filho, François Clouet viria a herdar.

A suntuosidade do retrato, em especial das vestes em seda e ouro, é excepcional. Ela frisa o poder do rei no difícil momento sucessivo à catastrófica derrota da Batalha de Pavia, contra as tropas imperiais, que levará ao aprisionamento do rei e ao pagamento de um enorme resgate.

Sua composição em pirâmide invertida conserva o modelo do retrato de Carlos VII por Jean Fouquet (1450-1453), celebratório de sua reconquista da França contra os ingleses. Jean Clouet conserva também características tipológicas da retratística flamenga, tal como a presença do parapeito sobre o qual pousa a mão do rei.

Há um desenho preparatório deste retrato, conservado em Chantilly, datável de 1525c., considerado por vezes como terminado por François Clouet.

Luiz Marques
03/12/2010

Artista

CLOUET, Jean

Data

1525/ 1528

Local

Paris, musée du Louvre

Medidas

96 x 74 cm

Técnica

Madeira

Suporte

Pintura

Tema

A Figura Humana Retratos e Caricaturas

Período

36 - SÉCULO XVI

Index Iconografico

1700 - Retratos Pintura; 1700C1 - Retratos contemporâneos

Autor

Luiz Marques

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *