Queda e Conversão de Saulo na via de Damasco

A fonte da Conversão de Saulo é Atos dos Apóstolos, 9, 3-6.

Não obstante a crítica (Gere, Macioce) relativizar a dependência desta composição em relação à do afresco homônimo de Michelangelo na Capela Paolina* (1541-1545c.) – insistindo sobre o contraste entre a estrutura centrípeta do retábulo e a estrutura centrífuga do afresco – a obra em questão parece-nos, ainda assim, o mais evidente testemunho do impacto, sobre os artistas ativos no terceiro quarto do século, da tarda atividade pictórica de Michelangelo (1475-1564) na Capela Paolina. Em primeiro lugar porque, embora os anjos apontem para o centro, não parece lícito falar aqui em uma composição centrípeta. O círculo de soldados que se forma em torno do cavalo de Saulo tende na realidade a uma solução centrífuga, com as figuras dos dois soldados que, nas diagonais da composição, fogem espavoridos da luz e do som da voz do Cristo.

Em segundo lugar, porque a posição do Cristo nesta ardósia retoma de fato a posição do Cristo do afresco michelangiano, em um registro, é verdade, mais “decoroso”, já que evita a posição audaciosa, quase de cabeça para baixo, em que o representara Michelangelo.

Embora a inteira decoração da Capela Frangipani tenha sido concebida por volta de 1558, a execução deste retábulo, que é sua pedra de toque doutrinal, simbólica e artística, ocorreu provavelmente entre 1564, ano da morte de Michelangelo, e 1566, ano da morte do próprio Taddeo. A obra pode ser entendida como uma tentativa de conciliação de opostos, isto é, ao mesmo tempo como uma homenagem ao grande mestre florentino e como um teorema da conversão da pintura às novas regras ditadas pela resolução tridentina de 1563.

Luiz Marques
10/10/2010

Bibliografia
1984 – S. Macioce et alia, Chiesa di S. Marcello al Corso. In, Oltre Raffaello. Aspetti della cultura figurativa del cinquecento romano. Roma, pp. 93-123.
1998 – C. Acidini Luchinat, Taddeo Zuccari, Roma, vol. I, p. 67.
s.d. – G. Balass, Taddeo Zuccari´s Decoration for the Frangipani Chapel in S. Marcello al Corso, Rome.
http://arts.tau.ac.il/departments/images/stories/journals/arthistory/Assaph6/08balasspm6.pdf

Artista

ZUCCARI, Taddeo

Data

1558/ 1566 c.

Local

Roma, S. Marcello al Corso, cap. Frangipani

Medidas

desconhecidas

Técnica

Óleo sobre ardósia

Suporte

Pintura

Tema

Bíblia e Cristianismo

Período

36 - SÉCULO XVI

Index Iconografico

654 - Paulo; 654.1 - Queda e Conversão de Saulo na via de Damasco

Autor

Luiz Marques

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *