O Presságio de Cláudio

O quadro representa uma passagem da Vida de Cláudio (Divus Claudius) de Suetônio. Tibério Cláudio Druso, imperador entre 41 e 54, é filho de Druso Maior (38-9 a.C.) e neto de Lívia Drusilla, esposa de Augusto. Considerado como um deficiente físico e mental, Cláudio não desfruta de uma posição favorável na corte de Cláudio e, em seguida, de Tibério. Após discorrer sobre as contínuas humilhações a que estava sujeito, Suetônio (VII) narra que:

“Finalmente sob Caio [Calígola, 37-41], que era filho de seu irmão [Tibério], no momento em que buscava, no início do principado, criar-se uma boa fama com todo gênero de cortesias, Claudio alcançou honras e obteve o consulado por dois meses, como colega do príncipe. Nesta ocasião, quando fez seu primeiro ingresso no Fórum com os faixos, uma águia que lhe voava sobre a cabeça veio pousar sobre seu ombro direito”.

A cena é raríssima, talvez única, na história da arte e em seu artista anônimo (e de pouco talento) estampa-se a cultura romana de Giulio Romano (1499c.-1546). A reconstituição fantasiosa do Fórum, com a espetacular fachada moderna ao fundo, é decerto o momento mais atraente da pintura. Como observa Tafuri, a presença de Giulio Romano acusa-se com força na assimetria da fachada.

A pintura nasce por volta de 1537 no âmbito da decoração do Camerino dei Cesari do Palazzo Ducale de Mântua, mas, segundo Lapenta, era usada como sobre-porta para a Camerino dell´Ancoria.

Em 1627, a obra segue para a Inglaterra, juntamente com o conjunto da coleção Gonzaga.

Luiz Marques
20/03/2010

Bibliografia

1983 – J. Shearman, The Early Italian Pictures in the Collection of Her Majesty the Queen. Cambridge (Mass.), Londres, p. 121-122
1989 – M. Tafuri, “Giulio Romano: linguaggio, mentalità, committenti”. In, E.H. Gombrich et alia, Giulio Romano, Catálogo da exposição, Mântua, Palazzo Te, Milão, Electa, p. 25-26.
2006 – S. Lapenta, R. Morselli, Le Collezioni Gonzaga. La Quadreria nell´Elenco dei Beni del 1626-1627. Milão, Silvana Editoriale, p. 271.

Artista

Artista italiano

Data

1537c.

Local

Hampton Court Castle

Medidas

122,4 x 94 cm

Técnica

Óleo sobre madeira

Suporte

Pintura

Tema

Mitologia, História e Topografia Antigas

Período

36 - SÉCULO XVI

Index Iconografico

386 - Cenas e Personagens de Roma sob Cláudio (41-54)

Autor

Luiz Marques

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *