S. Zanobi bispo de Florença

“Em sua biografia de S. Ambrósio, Paolino da Milano afirma que S. Zanobi é então (422) bispo de Florença. S. Zanobi é o verdadeiro organizador e o patrono principal da arquidiocese de Florença e foi muito representado na arte florentina, inclusive por Ghiberti, autor da célebre urna funerária intitulada Arca de San Zanobi (1432-1432), em S. Maria del Fiore.

O escultor anônimo desse relevo mostra S. Zanobi recebendo de Deus a outorga de sua liderança religiosa sobre Florença. Ajoelhado em sinal de submissão, o santo é mostrado, como sempre, com os trajes e demais insígnias bispais, além de seu atributo, a flor de lis florentina, envolta em uma coroa de louros.

A imagem é particularmente interessante para a história de alguns dos principais monumentos florentinos, pois os mostra em seu aspecto quatrocentista: a loggia de Orcagna e o Palazzo Vecchio. À frente do Palazzo Vecchio, ergue-se, sobre o púlpito citadino, a estátua de Donatello do Marzocco, o leão que simboliza Florença, derivado da figura de Hércules, já que “”Mazoc”” significa Hércules em aramaico, língua que se considerava ser a origem das línguas da qual derivara o toscano (não por acaso, os paladinos do toscano na Accademia Fiorentina do século XVI – Cosimo Bartoli, Giambullari e Carlo Lenzoni – levavam o apelido de “”aramei””, pois em seu Origini della lingua fiorentina, altrimenti Il Gello [1546/1549] [1546/1549], Giambullari sustentava que o toscano provinha do estrusco e este, do aramaico).

No canto esquerdo, pode-se ver o Batistério; à direita, o campanário da Badia Fiorentina e o Campanile de Giotto.

Embora de qualidade artística modesta, o relevo acusa a influência de Donatello, em especial no que se refere ao emprego do schiacciato, baixo-relevo que consentia aos escultores desenvolver pesquisas no domínio da perspectiva.

Luiz Marques
20/05/2010″

Artista

Anônimo

Data

1440c.

Local

Florença, Palazzo Vecchio

Medidas

desconhecidas

Técnica

Mármore

Suporte

Escultura

Tema

Bíblia e Cristianismo

Período

SÉCULO XV

Index Iconografico

806 - Imagens e Ciclos Biográficos de santos; 806Zano - S. Zanobi; 840 - Topografia e Monumentos na Era Cristã; 841.1 - Florença, Vistas e plantas

Autor

Luiz Marques

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *