Retrato de Francesco Gonzaga (?)

Registro inventarial: inv. n. Q 60

Trata-se, segundo a proposta de Gustavo Frizzoni (1895),
largamente seguida, do segundo filho do marquês Ludovico
Gonzaga, Francesco (1444-1483), retratado em um momento
anterior, ou imediatamente posterior, à sua nomeação ao
cardinalato.

Ocorrida em 18 de dezembro de 1461, quando Francesco tinha
17 anos, a nomeação pelo papa Pio II fora negociada durante
o Concílio de Mântua de 1459 pelo marquês Ludovico, que
espalha então a notícia de que o filho já tinha 21 anos. O
retrato seria, neste caso, o primeiro ou um dos primeiros
pintados por Andrea Mantegna (1431c.-1506) para os Gonzaga e
dataria, seja de 1459/1461, seja, como sugere Keith
Christiansen, de janeiro a março de 1462, data em que
Francesco viaja para Roma para receber a púrpura
cardinalícia.

A boina vermelha com que aqui se exibe é indicativa de sua
condição de Protonotário apostólico, título obtido em 11 de
fevereiro de 1454. Sua identificação baseia-se na comparação
com sua fisionomia, dotada dos mesmos lábios salientes, no
afresco com retrato da família Gonzaga na Camera
Picta
que Mantegna decora entre 1465 e 1474. Ele é aí
figurado, já com 25 a 30 anos, atrás da mãe, Barbara
Hohenzollern de Brandenburg.

De resto, neste célebre afresco, o Marquês Ludovico, em
veste da camera, in pantofole, acaba de receber um
bilhete do secretário Marsilio Andreasi (identificado por
uma medalha), supostamente contendo o anúncio da nomeação ao
cardinalato de seu filho, momento memorabilíssimo que
referendava o reconhecimento oficial dos Gonzaga de parte da
Cúria e contribuía ao saneamento das finanças do Estado.

Tal identificação não é, contudo, unânime e Miriam Servi,
retomando propostas de Giuseppe Fiocco, Giovanni Agosti e
outros estudiosos, prefere identificar o retratado com
Ludovico Gonzaga (1460-1511), irmão mais jovem de Francesco,
representado menino na Camera picta entre o pai e a
mãe, o que implicaria uma datação mais tarda, em torno de
1470.

No inventário da coleção de Fulvio Orsini (1529-1600), este
diminuto retrato é considerado de Giovanni Bellini e se
trata, de fato, de um retrato atípico de Mantegna, seja pelo
emprego do óleo, ao invés da têmpera, seja pela opção pelo
arcaico esquema do rigoroso perfil, ao invés da mais
frequente figuração em três quartos.

Embora ligeiramente cortado embaixo, pode-se notar ainda que
busto era representado atrás de uma balaustrada, à maneira
dos retratos flamengos.

Não obstante a opção pelo hierático perfil, este retrato
mostra, no dizer de Christiansen, a habilidade de Mantegna
em fazer emergere il ragazzo celato sotto l´abito
dell´ecclesiastico
, observação sufragada por Hochmann,
que faz notar como o pintor riesce a lasciare trasparire
assai bene la psicologia del ragazzo con il suo sguardo um
poco vuoto e le sue labbre imbronciate
(“consegue deixar
transparecer bastante bem a psicologia do rapaz, com seu
olhar um pouco vazio e seus lábios amuados”)

Luiz Marques
12/12/2011

Bibliografia:
1967 – N. Garavaglia, L´opera completa del Mantegna. Milão:
Rizzoli, p. 96.
1986 – R. Lightbown, Mantegna. Milão: Mondadori, p. 100
1992 – K. Christiansen, “Ritratto di Francesco Gonzaga”. In,
J. Martineau, Andrea Mantegna. Catálogo da exposição, New
York, Londres. Milão: Electa, p. 334.
1995 – M. Hochmann, “Ritratto di Francesco Gonzaga”. In, L.
Fornari Schianchi, N. Spinosa, I Farnese. Arte e
Collezionismo, Catálogo da exposição, Parma, Nápoles,
Munique. Milão: Electa, pp. 165-166.
2008 – M. Servi, “Ritratto di Ludovico (?) Gonzaga”. In, G.
Agosti, D. Thiébaut, Mantegna 1431-1506. Catálogo da
exposição, Paris: Officina Libraria, p. 202

Artista

MANTEGNA, Andrea

Data

1459/ 1462 ou 1470c.

Local

Nápoles, Museo e Gallerie Nazionali di Capodimonte

Medidas

25 x 18 cm

Técnica

Óleo sobre madeira

Suporte

Pintura

Tema

A Figura Humana Retratos e Caricaturas

Período

SÉCULO XV

Index Iconografico

1700C - Retratos Pintura; 1700C1 - Retratos contemporâneos

Autor

Luiz Marques

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