Cozinha na roça

“A litografia foi realizada para ilustrar o livro-álbum “”Brasil Pitoresco””, de autoria dos franceses Victor Frond e Charles Ribeyrolles, publicado entre 1859 e 1861.

Em “”Cozinha na roça”” Frond registrou quatro mulheres que preparam ou aquecem uma refeição. Uma delas amamenta uma criança, em um momento de repouso. Os olhares de outras duas mulheres convergem para ela.

Como ressaltou Lygia Segala, Ribeyrolles lamentou em seu texto “”a reprodução do cativeiro na terra, a violência com esses filhos miúdos atados às costas das mães que trabalham: ´Pobres mães! Parece que ainda as vejo e as verei por muito tempo´””.

Seguindo modelos da tradição da pintura, o fotógrafo dispôs cuidadosamente os objetos presentes na cena. A expressão dos rostos confere um caráter melancólico à imagem.

A personagem retratada em pé segura um caldeirão e reclina-se para o lado em um gesto delicado. Na opinião de Segala:

“”A pose forçada, ao mesmo tempo que se aproxima formalmente da cena campônia comum, apresenta seu sentido mais profundo e perverso. O aprisionamento da imagem pela câmera é testemunho do aprisionamento subentendido dos corpos. Se, no ritual da pose fotográfica, a exigência de imobilidade desconcerta o olhar calculado das elites como instante de intrusão psicológica, para os escravos, não familiarizados com a técnica e mandados para o retratos, aproxima-se da experiência dos castigos… “”.

Maria Antonia Couto da Silva
18/01/2011

Bibliografia:
1980 – C. Ribeyrolles. Brasil Pitoresco. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: EDUSP, volume 2, p. 51.
1988 – L. Segala. Ensaio das luzes sobre um Brasil Pitoresco: o projeto fotográfico de Victor Frond. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, pp. 259-260.”

Artista

FROND, V. (fotografia); F. SORRIEU (litografia)

Data

1858-1861

Local

Brasil, várias coleções.

Medidas

desconhecidas

Técnica

Litografia

Suporte

Pintura

Tema

Vida Social e Gênero

Período

50 - SÉCULO XIX

Index Iconografico

1514 - Os Trabalhos do Campo; 1546 - A Escravidão Negra; 1548 - O Escravo e a Escravidão; 1556 - O Escravo na Lavoura

Autor

Maria Antonia Couto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *