S. Zanobi entre os santos diáconos Eugenio e Crescenzio

Ao fundo de uma loggia pintada com abóbada e arcos apoiados em pilastras, o afresco representa S. Zanobi no trono ladeado pelos santos diáconos Eugênio e Crescenzio. Bispo de Florença por volta de 400, S. Zanobi é o principal patrono da diocese de sua cidade. No tímpano, sobre os três santos, uma pintura em grisaille, imitando relevos escultóricos sobre fundo ouro, representa a Virgem com o Menino Jesus abençoante, e dois anjos em oração. Ao fundo, à esquerda, a vista de Florença põe em destaque uma das primeiras representações da cúpula brunelleschiana de S. Maria del Fiore. No primeiro plano, dois leões, figuras de Marzocco (Hércules em aramaico), emblemáticas da cidade, seguram as bandeiras do Popolo e do Comune.

O afresco, encomendado pela Signoria a Ghirlandaio, que acabara de voltar de Roma (onde participara da decoração da Capela Sistina), decora a parede de ingresso de uma das mais suntuosas e bem conservadas salas do Palazzo Vecchio, a Sala dei Gigli, arquitetada por Benedetto da Maiano (1442-1497). Junto com o Palazzo Strozzi, também de Benedetto da Maiano, a Sala dei Gigli é uma das obras-primas da arquitetura quatrocentista em Florença, e como tal mereceu uma minuciosa descrição de Giorgio Vasari, em sua biografia do artista.

De ambos os lados do afresco, seis “varões ilustres” de Roma republicana – Bruto, Múcio Scevola, Camilo, Décio, Cipião e Cícero – sublinha os valores da República de Florença, que relega a representação dos Imperadores a simples medalhões no alto da parede.

O conjunto da decoração põe em concordância as virtudes cívicas e cristãs de Florença. As línguas de fogo da abóbada da loggia sugerem que, enquanto as virtudes cívicas são herança da História, as cristãs emanam da revelação.

Na segunda metade do século XVI, o afresco foi parcialmente destruído para dar lugar a um portal.

Luiz Marques
20/05/2010

Bibliografia
1998 – R.G. Kecks, Domenico Ghirlandaio, Florença, F. Contini Ed., p. 112

Artista

GHIRLANDAIO, Domenico

Data

1482

Local

Florença, Palazzo Vecchio

Medidas

desconhecidas

Técnica

Afresco

Suporte

Pintura

Tema

Bíblia e Cristianismo

Período

SÉCULO XV

Index Iconografico

806 - Imagens e Ciclos Biográficos de santos; 806Zano - S. Zanobi

Autor

Luiz Marques

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *