O banho turco

“O banho turco” foi assinado por Jean-Auguste-Dominique Ingres Aetatis suae LXXXII, isto é, aos 82 anos de idade, no mesmo ano em que recebera a homenagem de 250 artistas, em reconhecimento a seu gênio e fora nomeado pelo Imperador Napoleão III “Representante das belas artes do Senado”. A obra fora assinada originalmente pelo pintor em 1862, mas ele continuara fazendo retoques nela, pelo menos por mais um ano.

Pode-se dizer que esta obra é um encontro de todos os nus realizados por Ingres através de suas produções, banhistas, odaliscas e escravas brancas e negras, e ao mesmo tempo a consecução da obra de uma vida.

As referencias ao oriente na obra de Ingres, ao contrario de outros artistas seduzidos pelo exotismo, são discretas e introduzidas através de pequenos detalhes como a decoração dos tecidos que cobrem os cabelos das moças, as jóias de ouro, as tapeçarias e os instrumentos musicais.

No “Banho Turco”, malgrado o elevado número de figuras representadas, tudo é equilíbrio e harmonia já que o pintor segue a regra da “seção áurea” herdada da Antiguidade. A obra originariamente rectangular segue uma estrutura geométrica e só será convertida num tondo em 1863.

Segundo os especialistas, “O banho turco” no meio de seu carácter exótico, comporta também a peculiaridade de um retrato, já que a odalisca dos braços levantados e uma rosa entre os cabelos sobre a orelha, foi realizada por Ingres a partir de um desenho de sua esposa, Madeleine, realizado em 1818.

A pintura teve como primeiro comprador um parente de Napoleão III, que a devolve ao pintor poucos dias depois, alegando ser inadequada para o salão de um domicilio. Logo depois, a peça passa à coleção privada do antigo embaixador turco Khalil Bey, onde se manterá discretamente guardada até ser aceita finalmente como doação ao Louvre, onde fora rejeitada por duas vezes pelo conselho da instituição.

Mónica Villares Ferrer
08/06/2010

Artista

INGRES, Jean-Auguste-Dominique.

Data

1862

Local

Paris, musée du Louvre

Medidas

108 cm de diâmetro

Técnica

Óleo sobre tela

Suporte

Pintura

Tema

A Figura Humana Retratos e Caricaturas

Período

50 - SÉCULO XIX

Index Iconografico

N

Autor

Luiz Marques

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *