Retrato de Ugolino Martelli

A precoce erudição de Ugolino Martelli (1519-1592) foi objeto de reiterados elogios por parte de Benedetto Varchi e Pietro Bembo.

Ele se faz representar com 18 anos aproximadamente na corte de seu palácio florentino, em uma pose rebuscadamente melancólica, característica, na tradição aristotélica (Problema XXX) e ficiniana (De triplice vita), do homem de letras.

Ugolino Martelli suspende a leitura em uma passagem do canto IX da Ilíada, cujo texto grego ele indica com precisão, e seu olhar perde-se na meditação. Com a esquerda, ele segura sobre a coxa um livro de Pietro Bembo (1470-1547), então máxima autoridade na República das Letras, seja no que concerne à imitação de Cícero, seja no que tange aos cânones da pura língua toscana.

Em contraponto com as letras clássicas e com o toscano petrarquiano eleito por Bembo, ergue-se ao fundo da corte do palácio o assim chamado “Davi Martelli” (1461-1479) da Washington National Gallery, então atribuído a Donatello, e hoje a Bernardo ou Antonio Rossellino.

Além de exibir uma das jóias de sua coleção (assim como o S. João Batista, talvez de Desiderio da Settignano), Martelli talvez entenda frisar com a figura de Davi triunfante sobre Golias seu apreço pelo emblema da República florentina. De fato, republicano convicto, Ugolino Martelli deve se exilar de Florença em 1537, data do assassinato de Alessandro de´ Medici, refugiando-se em Pádua até 1542.

A obra é assinada “Bronzo Fiorentino”. Outro retrato de Ugolino Martelli, desta feita por Pontormo, encontra-se na National Gallery of Art de Washington.

Luiz Marques
16/12/2010

Bibliografia
1989 – R. Wildmoser, “Das Bildnis des Ugolino Martelli von Agnolo Bronzino”. Jahrbuch der Berliner Museen, 31, pp. 181-214.

Artista

Bronzino, Agnolo di Cosimo di Mariano, chamado Il

Data

1536c.

Local

Berlim, Staatliche Museen

Medidas

102x 85 cm

Técnica

Óleo sobre madeira

Suporte

Pintura

Tema

A Figura Humana Retratos e Caricaturas

Período

36 - SÉCULO XVI

Index Iconografico

1700C - Retratos Pintura; 1700C1 - Retratos Contemporâneos

Autor

Luiz Marques

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *