A princesa Isabel e a baronesa de Muritiba

Nessa fotografia vemos a princesa Isabel, sentada ao piano, e a seu lado a baronesa de Muritiba, retratada em pé. A luz incide sobre o rosto das duas senhoras e acena evoca um momento de calma e tranqüilidade.

O espectador pode apreciar os detalhes da decoração do interior do Palácio Isabel, atual Palácio Guanabara, sede do Governo do Rio de Janeiro. Cenas internas dos palácios e da vida cotidiana da família imperial foram conservadas em coleções particulares como da Princesa Isabel e Dom João de Orleans e Bragança.

Aparentemente, essas fotografias não circularam entre o público, restringindo-se à intimidade da família. No campo da pintura pode ser estabelecido, entretanto, um paralelo com obras das últimas décadas do século XIX, que mostraram o interior de residências de famílias abastadas, como “Cena de Família de Adolfo Augusto Pinto”, de Almeida Júnior (1891, Pinacoteca do Estado de São Paulo) e “Menina ao Piano”, de Aurélio de Figueiredo (1892, Coleção Fadel)*.

O fotógrafo Marc Ferrez tornou-se mais conhecido pelo registro de paisagens do Brasil, de obras de engenharia e também de trabalhadores urbanos nas ruas do Rio de Janeiro.

Maria Antonia Couto
11/04/2011

Bibliografia:
2003 – P. Vasquez. O Brasil na fotografia oitocentista. São Paulo : Metalivros.

Artista

FERREZ, Marc

Data

1886c.

Local

Rio de Janeiro, Col. João de Orleans e Bragança

Medidas

9,2 x 12,6 cm

Técnica

Fotografia

Suporte

Pintura

Tema

A Figura Humana Retratos e Caricaturas

Período

O SÉCULO XIX NA AMÉRICA HISPÂNICA E NO BRASIL (A PARTIR DE 1822)

Index Iconografico

1700C1 - Retratos contemporâneos; 1376 - O Monarca, o Príncipe e o Nobre; 1380 - A Residência e a Família Aristocrática; 882.1840 - Segundo Reinado; 1158mus - Música; 1162C - Os Instrumentos

Autor

Maria Antonia Couto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *