Palácio Imperial em Petrópolis (parte 2)

(continuação do texto que acompanha a imagem principal)

O edifício, de aspecto imponente, foi tema de um quadro de Agostinho da Motta*, datado de meados da década de 1850. A construção do palácio foi terminada em 1856, cerca de dois antes do registro de Frond. Na década de 1860, já existiam várias residências de nobres cariocas próximas ao palácio.

Como aponta Schwarcz, no Brasil os palácios do imperador desdobravam-se, seguindo o padrão português de construir vários paços, e seus estilos imponentes foram representados em várias pinturas da época.

Frond destacou nessa foto os galpões, oficinas e alojamentos próximos ao edifício principal. A comparação com o quadro de Motta evidencia que a fotografia de Frond é instigante, por mostrar a sede do poder imperial de um ângulo inusitado, evidenciando os contrastes da sociedade brasileira.

Ribeyrolles, em um livro que contou com o apoio do imperador e que tinha também por objetivo incentivar a imigração européia, dedicou um longo trecho à cidade de Petrópolis e seus arredores, divulgando inclusive os estatutos da colônia, considerada modelo.

O edifício é atualmente a sede do Museu Imperial em Petrópolis, Rio de Janeiro.

Maria Antonia Couto da Silva
05/02/2011

Bibliografia:
1980 – C. Ribeyrolles. Brasil Pitoresco. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: EDUSP, [1859].
1989 – L. M. Schwarcz. As barbas do Imperador. Dom Pedro II um monarca nos trópicos. São Paulo : Companhia das Letras, pp. 231 a 245.
1998 – L. Segala. Ensaio das luzes sobre um Brasil Pitoresco: o projeto fotográfico de Victor Frond. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.
2011 – M. A. Couto da Silva. “Um monumento ao Brasil: considerações acerca da recepção do livro Brasil Pitoresco, de Victor Frond e Charles Ribeyrolles (1859-1861)”. Tese (Doutorado em História da Arte) – UNICAMP, Campinas.

Artista

FROND, V. (fotografia); CICÉRI, E. (litografia)

Data

1858-1861

Local

Brasil, várias coleções.

Medidas

desconhecidas

Técnica

Litografia

Suporte

Pintura

Tema

Natureza Paisagem e Arcádia

Período

O SÉCULO XIX NA AMÉRICA HISPÂNICA E NO BRASIL (A PARTIR DE 1822)

Index Iconografico

878.1822 - Brasil; 882.1840 - Segundo Reinado; 1380 - A Residência e a Família Aristocrática; 1601 - Paisagens com arquiteturas e figuras; 1350 - A Vida Urbana (A Via e os Espaços Públicos)

Autor

Luiz Marques

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *