Claustro

Nesse quadro o artista baiano Prisciliano da Silva apresentou um corredor do andar térreo do claustro do Convento de São Francisco em Salvador, Bahia.

O local tem importância histórica: o projeto do convento, uma dos edifícios religiosos mais importantes de Salvador, é do século XVII e a construção foi terminada em 1782, quando foi concluída a etapa em azulejaria. A maior parte dos painéis de azulejos foram criados em Lisboa.

Como nota Humberto José Fonseca, o claustro já foi conhecido como “Sermão dos Azulejos”. Os painéis reproduzem parcialmente estampas do artista flamengo Otto van Veen, publicadas em 1608 com o título de “Emblemas de Horácio”, e em 1648, com o título de “Theatro Moral de la Vida Humana y toda la Filosofia de los Antiguos y Modernos”, publicação de um editor anônimo.

Como nota o pesquisador, nove dos trinta e sete painéis tratam de temas filosóficos ligados à passagem do tempo e às vaidades humanas.

Devemos notar a habilidade do artista em representar a arquitetura de inspiração clássica, pintada cuidadosamente, e em expressar a quietude do local, que convida à reflexão.

Maria Antonia Couto da Silva
09/03/2011

Bibliografia:
1973 – C. P. Valladares. Presciliano Silva: um estudo biográfico e crítico. Rio de Janeiro: Fundação Conquista.
2006 – H. J. Fonseca. “Um teatro moral em azulejos: o claustro do convento de São Francisco de Assis na Bahia”. Anais do III Encontro Estadual de História: Poder, Cultura e Diversidade, Caetité, UNEB.
Disponível em:
www.uesb.br/anpuhba/artigos/anpuh_III/humberto_jose.pd
acesso: 09/03/2011.

Artista

Presciliano Silva

Data

1942

Local

Rio de Janeiro, Col. Roberto Marinho

Medidas

74 x 92 cm

Técnica

Óleo sobre tela

Suporte

Pintura

Tema

Vida Social e Gênero

Período

O SÉCULO XX NA AMÉRICA HISPÂNICA E NO BRASIL

Index Iconografico

1352 - O CLERO E A RELIGIÃO (1321-1329); 1358 - O Sermão, o fiel e sua Igreja
1110Arq - Arquitetura

Autor

Maria Antonia Couto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *