Nesse quadro o artista baiano Prisciliano da Silva apresentou um corredor do andar térreo do claustro do Convento de São Francisco em Salvador, Bahia.
O local tem importância histórica: o projeto do convento, uma dos edifícios religiosos mais importantes de Salvador, é do século XVII e a construção foi terminada em 1782, quando foi concluída a etapa em azulejaria. A maior parte dos painéis de azulejos foram criados em Lisboa.
Como nota Humberto José Fonseca, o claustro já foi conhecido como “Sermão dos Azulejos”. Os painéis reproduzem parcialmente estampas do artista flamengo Otto van Veen, publicadas em 1608 com o título de “Emblemas de Horácio”, e em 1648, com o título de “Theatro Moral de la Vida Humana y toda la Filosofia de los Antiguos y Modernos”, publicação de um editor anônimo.
Como nota o pesquisador, nove dos trinta e sete painéis tratam de temas filosóficos ligados à passagem do tempo e às vaidades humanas.
Devemos notar a habilidade do artista em representar a arquitetura de inspiração clássica, pintada cuidadosamente, e em expressar a quietude do local, que convida à reflexão.
Maria Antonia Couto da Silva
09/03/2011
Bibliografia:
1973 – C. P. Valladares. Presciliano Silva: um estudo biográfico e crítico. Rio de Janeiro: Fundação Conquista.
2006 – H. J. Fonseca. “Um teatro moral em azulejos: o claustro do convento de São Francisco de Assis na Bahia”. Anais do III Encontro Estadual de História: Poder, Cultura e Diversidade, Caetité, UNEB.
Disponível em:
www.uesb.br/anpuhba/artigos/anpuh_III/humberto_jose.pd
acesso: 09/03/2011.