A Virgem com o Menino Jesus, Santos e os Comintentes

Descoberto durante as recentes escavações arqueológicas na igreja de Santa Sabina, no Aventino em Roma, este afresco representa a Virgem com o Menino Jesus entre S. Pedro, S. Sabina, S. Serafia e um santo não-identificado (S. Paulo?), além das figuras dos comitentes.

O Menino Jesus no colo da Virgem solenemente sentada sobre um trono, ambos em posição frontal, pertence ao tipo da Virgem kyriotissa, fixado após o III Concílio de Éfeso de 431, no qual a Virgem é proclamada “Mãe de Deus” (Theotokos).

A difusão inicial desse tipo no Ocidente não é bem conhecida e, a se confirmar a datação deste afresco em torno de 700, tratar-se-ia da primeira ou uma das primeiras pinturas monumentais do tipo da Virgem kyriotissa na Itália e um dos afrescos cristãos mais antigos dentre os relativamente bem conservados na Urbe, fora das catacumbas.

Luiz Marques
16/12/2010

Artista

Anônimo

Data

650/ 750

Local

Roma, Santa Sabina

Medidas

desconhecidas

Técnica

Afresco

Suporte

Pintura

Tema

Bíblia e Cristianismo

Período

OCIDENTE MEDIEVAL

Index Iconografico

712 - Tipologia da Virgem; 712A - A Virgem com o Menino Jesus e Santos; 806 - Imagens e Ciclos Biográficos de santos; 806Sabi - Santa Sabina; 806Sera - Santa Serafia

Autor

Luiz Marques

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *